A atuação de Selena Gomez em “Emilia Perez” tem sido um dos temas mais comentados e controversos da temporada de premiações. Apesar das críticas e acusações que o filme e seu elenco receberam, a cantora, atriz e empresária de 32 anos demonstrou que sua fé no projeto permanece inabalável. Em suas declarações mais recentes, Gomez expressou que trabalharia em “Emilia Perez” “de novo e de novo”.
Diretor de ‘Emilia Pérez’ critica Karla Sofía: ‘Se fazendo de vítima’
No filme Selena interpreta Jessie del Monte, uma mulher mexicano-americana casada com um traficante. Sua atuação foi alvo de críticas, principalmente devido ao seu sotaque americano carregado ao falar espanhol. Muitos questionaram a adequação de Gomez para o papel, levantando discussões sobre a falta de representatividade de atores locais em papéis de personagens mexicanos.
Além disso, “Emilia Perez” também se viu envolvido em outras polêmicas, como o caso da atriz espanhola Karla Sofía Gascón, que teve tuítes com discursos racistas e intolerantes viralizados, prejudicando sua participação na temporada de premiações.
Mas apesar de todas as controvérsias, Gomez reafirmou seu compromisso com o filme de Jacques Audiard durante o Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara, onde recebeu o Prêmio Virtuosos.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Em sua declaração, ela expressou orgulho pelo trabalho realizado e gratidão pela oportunidade de ter participado do filme:
“Parte da magia se desvaneceu, mas decidi continuar a me sentir orgulhosa do que fiz e sou grata. Não me arrependo de nada e faria esse filme de novo e de novo se pudesse. Só o fato de alguém ver em mim algo mais do que o óbvio foi uma experiência muito especial. O diretor [Jacques Audiard] tinha muita fé em mim e me senti muito grata porque pude mostrar às pessoas que sou capaz de fazer mais. Espero que este seja apenas o começo para mim nesta área.”
Karla Sofía Gascón chama Selena Gomez de ‘rata rica’
No México, o filme não teve uma boa recepção, tanto nos cinemas quanto entre a crítica. Foi acusado de ser insensível, estereotipado e de representar de forma inadequada a comunidade transgênero.
O diretor Jacques Audiard também foi criticado por exotizar o México e por afirmar que não realizou uma pesquisa aprofundada sobre o país, alegando que “tudo o que precisava saber, já sabia”.
“Emilia Perez” concorre a 13 indicações ao Oscar 2025, incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz (Zoe Saldaña) e Melhor Diretor. O filme já conquistou outros prêmios importantes, como o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante para Saldaña.
A cerimônia do Oscar acontece no domingo 2 de março.