Incêndio em fábrica de óleo causa vazamento na Baía de Guanabara

Incêndio em fábrica de óleo causa vazamento na Baía de Guanabara


Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, enfatizou a necessidade de uma resposta ágil para evitar a propagação do resíduo na baía, que é uma área ecologicamente sensível

Agência BrasilBaía de Guanabara
Incêndio na fábrica foi controlado pelo Corpo de Bombeiros

Resíduos oleosos foram detectados na Baía de Guanabara, resultado de um incêndio ocorrido em uma fábrica de óleo lubrificantes da Moove, localizada na Ilha do Governador, no dia 8 de fevereiro de 2025. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi o responsável pela identificação do vazamento e já iniciou ações para mitigar os danos. Equipes do Inea estão no local realizando o monitoramento e a contenção do óleo derramado.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, enfatizou a necessidade de uma resposta ágil para evitar a propagação do resíduo na baía, que é uma área ecologicamente sensível. Para lidar com a situação, o Inea ativou o Plano de Área da Baía de Guanabara, que envolve a colaboração de diversas entidades públicas e privadas. Além disso, o órgão está avaliando a qualidade do ar na região e se prepara para aplicar penalidades, caso sejam identificadas irregularidades.

O incêndio na fábrica foi controlado pelo Corpo de Bombeiros após um intenso trabalho que durou 18 horas. Com a extinção das chamas, a fase de rescaldo teve início, enquanto a Polícia Civil investiga as circunstâncias que levaram ao incidente.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias





Source link