Aproximadamente 80% dos passageiros são originários de Minas Gerais; eles seguirão para Belo Horizonte em um avião da Força Aérea Brasileira
![Avião deportados](https://jpimg.com.br/uploads/2025/02/ish20250207007-676x450.jpg)
Um novo grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Fortaleza, totalizando 111 imigrantes. A maior parte dos deportados, aproximadamente 80%, é originária de Minas Gerais e seguirá para Belo Horizonte em um voo da Força Aérea Brasileira. Essa repatriação faz parte de um esforço contínuo do governo para garantir um retorno mais humanizado aos cidadãos. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos do Ceará, ao desembarcarem, os deportados receberam assistência psicológica e alimentação.
![cta_logo_jp](https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg)
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A mudança na rota do voo foi uma medida adotada para evitar que os passageiros fossem transportados algemados sobre o território brasileiro, uma prática que gerou críticas e preocupações. A criação de um grupo de trabalho para gerenciar as repatriações foi uma resposta direta a um incidente anterior, onde 88 brasileiros chegaram a Manaus em condições inadequadas, algemados e relatando maus-tratos.
O governo brasileiro também solicitou esclarecimentos ao governo dos Estados Unidos sobre as circunstâncias que levaram ao tratamento inadequado dos deportados.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias