O filme ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles, não levou o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Critics Choice Awards, realizado na sexta-feira (7) em Santa Mônica, Califórnia. O vencedor da categoria foi ‘Emilia Pérez’.
A premiação é considerada um termômetro para o Oscar, onde o longa brasileiro concorre em duas categorias: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Vitória de ‘Emilia Pérez’
O diretor Jacques Audiard recebeu o prêmio e fez um discurso bem-humorado. “Não falo inglês e preparei três discursos. Isso pode parecer presunçoso da minha parte. Desculpa”, disse ele. Audiard também elogiou os concorrentes e destacou seu elenco. “Obrigada pelo meu magnífico elenco”, afirmou.
O longa vencedor narra a história de um ex-chefe de cartel mexicano que passa por uma cirurgia de redesignação sexual e tenta se redimir de seus crimes. O protagonista é interpretado por Karla Sofía Gascón, que não compareceu à cerimônia devido a polêmicas relacionadas a publicações antigas nas redes sociais.
Presença brasileira na temporada de premiações
Fernanda Torres, que venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama pelo papel de Eunice Paiva em ‘Ainda Estou Aqui’, não foi indicada ao Critics Choice Awards. O longa de Walter Salles continua na disputa pelo Oscar e segue concorrendo na categoria de Melhor Filme Internacional contra ‘Emilia Pérez’.