Milei questiona acordo de Paris e critica agenda ecologista

Milei questiona acordo de Paris e critica agenda ecologista


Em entrevista à revista francesa “Le Point”, presidente argentino alinha-se a Trump e defende saída do pacto ambiental global

O presidente da Argentina Javier Milei, em entrevista à revista francesa Le Point publicada na 4ª feira (05.fev.2025), discutiu a possibilidade de a Argentina se retirar do Acordo de Paris. A declaração aconteceu horas depois do anúncio de que o país deixaria a OMS (Organização Mundial da Saúde), marcando uma série de decisões que afastam a Argentina de acordos e organizações globais.

Milei expressou críticas à agenda ecologista, chamando-a de “autêntica fraude” e negou a influência humana sobre as mudanças climáticas, atribuindo-as a ciclos naturais de temperatura.

O Acordo de Paris, firmado em dezembro de 2015 por 195 países, visa a limitar o aumento da temperatura global a bem abaixo de 2ºC, se esforçando para não ultrapassar 1,5ºC.

Milei também criticou o financiamento público de pesquisas sobre mudanças climáticas e elogiou a decisão de Trump de interromper tais investimentos, argumentando que a censura progressista silencia os críticos do consenso sobre o aquecimento global.

Além das questões ambientais, Milei abordou as relações internacionais da Argentina, criticando o Mercosul por limitar o progresso argentino e defendendo a liberdade dos países membros para negociar acordos comerciais individualmente. Ele expressou o desejo de avançar em um tratado de livre comércio com os Estados Unidos e destacou a relação comercial “complementar e harmoniosa” com a China, sem restrições comerciais.





Source link