Lula diz que Bolsonaro deixou deficit, mas houve superavit

Lula diz que Bolsonaro deixou deficit, mas houve superavit


Presidente afirmou que recebeu o país com rombo nas contas públicas, só que os números oficiais não mostram isso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou o Brasil com rombo nas contas públicas em 2022: [Bolsonaro] Estava com a máquina na mão. […] Deixou um deficit de 2,6% para mim. Deixou um deficit. E o nosso deficit agora foi de 0,09%.”

Ocorre que em 2022, último ano de Bolsonaro no Planalto, o Brasil teve um superavit de R$ 54 bilhões (o equivalente a 0,5% do PIB). Sob Lula, houve deficit de 2,1% em 2023 e de 0,4%, em 2024. Eis os dados oficiais, em valores:

Recentemente, a equipe econômica anunciou um novo cálculo das contas públicas sobre o que seria o deficit estrutural do país. Por essa conta, o superavit de 2022 sob Bolsonaro se transforma em deficit. Essa nova metodologia, entretanto, não mudou a série histórica do resultado primário convencional, divulgado mensalmente pelo Tesouro Nacional.

Não fica claro se ao dar sua declaração nesta manhã à rádio Metrópole, de Salvador (BA), Lula queria fazer referência à nova metodologia do deficit ou superavit estrutural ou se só fez uma confusão ao citar os números do rombo das contas públicas.

A nova metodologia apresentada sobre o deficit pela equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não tem sido levada em conta pelos agentes financeiros e econômicos.

Segundo a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, o deficit estrutural de 2022 havia sido de 0,6%. E, não, de 2,6%, como disse Lula nesta 5ª feira (6.fev). O Tesouro Nacional disse que o deficit acumulado do governo Bolsonaro foi de 2,4%, mas o presidente não disse que o governo atual registrou saldo negativo acumulado de 1,19% em 2 anos.

Assista à entrevista de Lula (44min50):





Source link