Equipe de Fernanda Lima se manifesta após pedido de prisão de Eduardo Costa

Equipe de Fernanda Lima se manifesta após pedido de prisão de Eduardo Costa


Advogados afirmam que apresentadora não teve participação em última decisão da Justiça do RJ

A equipe jurídica da apresentadora Fernanda Lima se pronunciou por meio de nota nas redes sociais nesta quinta (6/2) após a repercussão do pedido de prisão feito pelo MP do RJ contra Eduardo Costa após polêmica de 2018. Os advogados afirmam que Fernanda “não fez qualquer solicitação nesse sentido e não tem mais participação no caso”.

Veja as fotos

33s41m2li4ubkuonke3aquw5t

Fernanda Lima e Eduardo Costa

Reprodução

Reprodução


Leia a nota na íntegra:

Diante das notícias veiculadas sobre um suposto pedido de prisão contra Eduardo Costa, esclarecemos que Fernanda Lima não fez qualquer solicitação nesse sentido e não tem mais participação no caso.

O pedido foi feito pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que apontou um possível descumprimento da pena de prestação de serviços comunitários imposta ao cantor.

Para que todos compreendam o contexto, relembramos os principais fatos do caso. Em 6 de novembro de 2018, ao final do programa “Amor & Sexo”, exibido pela TV Globo, Fernanda fez um discurso sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade e a necessidade de superar estereótipos machistas. O trecho foi compartilhado em suas redes sociais e ganhou grande repercussão.

Na ocasião, Eduardo Costa fez comentários ofensivos sobre Fernanda Lima em seu perfil no Instagram, atacando sua honra. Diante disso, a assessoria jurídica de Fernanda promoveu medida criminal por difamação. O processo tramitou na Justiça e Eduardo Costa foi condenado a oito meses de detenção, pena que foi convertida em prestação de serviços comunitários.

Até o momento, não há ordem de prisão contra Eduardo Costa, apenas uma intimação para que ele explique o motivo de não ter cumprido a decisão judicial. Caso não se manifeste, a Justiça poderá avaliar novas medidas.

Reforçamos que Fernanda Lima não tem qualquer envolvimento com a solicitação da Justiça.

Relembre o caso

Em novembro de 2018, o cantor sertanejo Eduardo Costa fez comentários ofensivos nas redes sociais direcionados à apresentadora Fernanda Lima, após um episódio do programa “Amor & Sexo”, no qual ela discursou sobre a luta das mulheres contra estereótipos e opressões sociais.

Em sua publicação, Eduardo Costa chamou Fernanda de “imbecil” e afirmou que ela fazia programa para “maconheiro, bandido, esquerdista derrotado, e para projetos de artista como ela”, incitando ainda o público a boicotar o programa.

Em resposta, Fernanda Lima moveu ações judiciais nas esferas cível e criminal contra o cantor. Na esfera criminal, Eduardo Costa foi condenado por difamação a uma pena de oito meses de prestação de serviços comunitários e ao pagamento de 26 dias-multa, correspondentes a um salário mínimo cada. Embora tenha recorrido, a condenação foi mantida em segunda instância.

Em setembro de 2024, Eduardo Costa foi intimado a dar continuidade ao cumprimento de sua pena. Dois meses depois, verificou-se que ele não compareceu ao processo nem iniciou os serviços comunitários. Diante disso, o Ministério Público do Rio de Janeiro solicitou a conversão da pena em prisão.

A juíza do caso determinou a intimação do cantor e de sua defesa para que justifiquem o descumprimento da sentença. Caso não apresentem explicações adequadas, a prisão poderá ser decretada. Foram enviadas notificações para seus endereços em São Paulo e Belo Horizonte.

Ao portal LeoDias, a assessoria de Eduardo Costa afirmou que desconhece qualquer mandado de prisão contra o cantor e que ele será notificado para prestar esclarecimentos, o que fará dentro do prazo legal. A defesa reforçou que Eduardo está à disposição da Justiça por meio de seus advogados.



Source link