Coreia do Sul bloqueia DeepSeek em computadores do governo

Coreia do Sul bloqueia DeepSeek em computadores do governo


Medida visa a proteger dados após preocupações com privacidade; aplicativo chinês de IA é alvo de escrutínio global

A Coreia do Sul implementou, nesta 5ª feira (06.fev.2025), o bloqueio do acesso ao aplicativo chinês de inteligência artificial DeepSeek em computadores governamentais, incluindo os dos ministérios de Defesa e do Comércio, além da polícia.

A medida foi tomada depois do órgão de vigilância de dados do país solicitar esclarecimentos sobre o uso das informações dos usuários pela empresa responsável pelo aplicativo. O Ministério da Defesa comunicou que o bloqueio foi aplicado a computadores conectados à internet usados para trabalho militar, enquanto o Ministério do Comércio classificou o bloqueio como “temporário”, devido à falta de resposta da empresa à Comissão de Proteção da Informação.

O DeepSeek, que lançou seu robô conversacional R1 em janeiro, promete capacidades similares aos modelos americanos de IA, mas com custo reduzido. Contudo, a Coreia do Sul não está sozinha em suas preocupações com a gestão de dados pela empresa chinesa. França, Irlanda e Itália também solicitaram esclarecimentos sobre o tratamento das informações dos usuários.

Além disso, o ministro de Ciências da Austrália, Ed Husic, expressou preocupações sobre os serviços de IA da companhia, aconselhando cautela antes de baixar o aplicativo. Seguindo um caminho semelhante ao sul-coreano, o governo australiano também proibiu o DeepSeek em todos os seus sistemas e dispositivos.

A empresa por trás do DeepSeek declarou que utiliza semicondutores H800 em sua plataforma de IA, os quais são considerados menos avançados.





Source link