Presidente do PT criticou a proposta do presidente norte-americano de “assumir o controle” da Faixa de Gaza e realocar moradores
A presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), deputada Gleisi Hoffmann, criticou nesta 4ª feira (5.fev.2025) a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano) para Gaza. Ele declarou na 3ª feira (4.fev) que o governo norte-americano pretende “assumir o controle” da Faixa de Gaza e relocar os moradores para países vizinhos.
A congressista escreveu no X afirmando que a visão do republicano é “triste e desumana”. Segundo ela, Trump quer “expulsar” os palestinos em uma “limpeza étnica, que é em tudo semelhante ao que praticou o nazismo de Hitler”. Gleisi ainda afirma que o governo de “extrema-direita de Israel” vem fazendo o mesmo que foi proposto por Trump.
Gleisi escreveu que o território de Gaza não é um “lote vago“, que Trump pode tratar como “propriedade imobiliária”. A congressista prossegue afirmando que os palestinos tem “todo direito a viver num estado soberano, como reconhecem o Brasil, a ONU e a imensa maioria dos países”.
A deputada finaliza declarando que Trump “quer cometer uma barbaridade” e ainda cita o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), apoiador do republicano.
“A truculência de seus ataques aos latinos e a outros países e seu governo de bilionários contra os pobres são exatamente aquilo que Bolsonaro admira e quer copiar. Merecem ambos o mais firme repúdio de todos os democratas e pessoas civilizadas”, escreveu a presidente do PT.
Entenda o caso
Na 3ª feira (4.fev) o presidente Trump afirmou que seu governo pretende “assumir o controle” de Gaza. Depois de uma reunião com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita).
Trump voltou a defender a relocação dos palestinos para países vizinhos e descreveu a região como uma “área de destruição”. Ele propôs de transferir os habitantes para Egito ou Jordânia. Segundo ele, os custos dessa realocação seriam arcados pelos países vizinhos.
“Os EUA vão assumir o controle da Faixa de Gaza e serão responsáveis por desativar todas as bombas não detonadas e outras armas no local. Além disso, promoverão o desenvolvimento econômico para gerar empregos e moradias ilimitadas para a população da região”, disse Trump. O presidente também afirmou que, “se necessário”, poderá enviar tropas para Gaza.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discordou da fala do republicano nesta 4ª feira (5.fev). “O que aconteceu em Gaza foi um genocídio e eu, sinceramente, não sei se os EUA, que fazem parte de tudo isso, seria o país para tentar cuidar de Gaza. Quem tem que cuidar de Gaza são os palestinos”, disse Lula em entrevista a rádios de Minas Gerais.
Para Lula, “não tem sentido” esse posicionamento do governo norte-americano, pois segundo o petista eles incentivaram Israel na guerra contra o Hamas.