Consumo cultural está em queda nas capitais, diz Ministério

Consumo cultural está em queda nas capitais, diz Ministério


Saraus e concertos estão no fim da lista; Ministério da Cultura aponta para impactos da pandemia de covid-19 nos hábitos dos brasileiros

Uma pesquisa Datafolha realizada entre fevereiro e maio de 2024 mostra que livros e games são as atividades culturais mais acessadas pelos moradores das capitais brasileiras, enquanto saraus e concertos estão no fim da fila.

As pessoas que se identificam como brancas demonstraram acesso acima da média em todas as categorias do consumo cultural. A presença da população parda estava abaixo da média em todas as modalidades, com exceção das visitas ao circo.

O levantamento listou 14 atividades culturais a 19.500 entrevistados com mais de 16 anos e perguntou se tinham acessado algum deles nos 12 meses anteriores. O percentual de quem havia acessado mais de um ano antes não aparece no quadro abaixo:

A pesquisa, encomendada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com apoio do Ministério da Cultura, foi apresentada na 2ª feira (03.fev.2024) num seminário no Itaú Cultural, em São Paulo.

Em 2017, um levantamento semelhante foi realizado em 12 das 27 capitais brasileiras. Comparando o resultado com os dados de 2024, levando em conta essas mesmas 12 cidades, houve uma queda no consumo de atividades culturais, à exceção dos jogos eletrônicos.

O secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, ressaltou o impacto decisivo da pandemia de covid-19, iniciada em 2020, nos hábitos culturais dos brasileiros. O próprio ranking aponta para esse impacto: livros e games, no topo da lista, são atividades realizadas em casa.

Tavares também elogiou o sistema de financiamento da pesquisa. “É um orgulho ver um material de tanta qualidade sendo feito com o apoio da Lei Rouanet, um instrumento tão essencial para fomentar políticas culturais e gerar conhecimento sobre nosso campo”, afirmou.

O Ministério da Cultura prevê a expansão da pesquisa para cidades médias nas próximas edições. Também planeja sua realização a cada 2 anos.





Source link