Câmara criará comissão especial para discutir voto distrital misto

Câmara criará comissão especial para discutir voto distrital misto


Decisão foi tomada durante reunião dos líderes na Câmara dos Deputados, nesta 4ª feira (5.fev)

A Câmara dos Deputados criará uma comissão especial para discutir o PL (projeto de lei) 9212/2017, que altera a legislação eleitoral para instituir o voto distrital misto nas eleições proporcionais.

A decisão foi tomada na reunião do colégio de líderes, realizada na manhã desta 4ª feira (5.fev). O autor do projeto é o senador José Serra (PSDB-SP). 

No voto distrital misto, cada membro do Congresso Nacional é eleito individualmente, de acordo com os limites geográficos de 1 distrito pela maioria dos votos (simples ou absoluta).

COMO FUNCIONA

Hoje, os deputados federais são eleitos por meio de um sistema proporcional de votos, em que a votação dos candidatos é distribuída entre o partido.

Os votos computados são os de cada partido e, em uma segunda etapa, os de cada candidato.

No voto distrital misto, há uma combinação do voto proporcional e do voto majoritário. Os eleitores teriam 2 votos: 1 para candidatos no distrito e outro para as legendas (partidos).

O PL foi aprovado no Senado em 2017. Na Câmara, estava na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e, agora, vai para uma comissão especial. Isso costuma ser feito quando mais de 4 comissões estão interessadas em analisar o mérito. 





Source link