O presidente dos EUA também interrompeu o financiamento para a agência das Nações Unidas que atua na Faixa de Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), assinou nesta 3ª feira (4.fev.2025) um decreto que retira o país do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas). As informações são da Reuters.
A ação do republicano também interrompe o financiamento norte-americano para a UNRWA (Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos), que atua na Faixa de Gaza.
A decisão de Trump reflete uma continuidade das políticas de sua administração anterior (“America First”), na qual interesses diretos do país são priorizados em detrimento de medidas multilaterais.
O decreto se alinha aos questionamentos à USAID (Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional), que pode ser extinta. A agência responde por 42% do envio de ajuda humanitária global.
A assinatura também coincide com um encontro agendado entre Trump e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud, direita), em Washington, D.C. nesta 3ª feira (4.fev).
Os líderes devem conversar sobre o cessar-fogo em curso no enclave palestino e a libertação dos reféns ainda mantidos pelo Hamas. Pode tratar também sobre sanções ao Irã.