‘Guerra dos bonés’: entenda a rivalidade entre governo e oposição no retorno do Congresso

‘Guerra dos bonés’: entenda a rivalidade entre governo e oposição no retorno do Congresso


Ministros que estão licenciados do governo Lula foram vistos usando bonés azuis, que trazem a frase ‘O Brasil é dos brasileiros’

Jefferson Rudy e Pedro França/Agência Senadoguerra dos bonés
Governo e oposição iniciam Guerra dos bonés em retorno ao Congresso

O início do ano legislativo no Congresso Nacional trouxe à tona uma intensa rivalidade entre a base aliada do governo e a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A disputa, que não se concentrou em propostas políticas, ganhou contornos inusitados com a utilização de bonés, uma referência aos acessórios usados pelos apoiadores do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os ministros que estão licenciados do governo Lula foram vistos usando bonés azuis, que trazem a frase “O Brasil é dos brasileiros”. Essa iniciativa foi idealizada pelo novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, que já providenciou a confecção de 100 bonés em diferentes cores para os parlamentares que apoiam o governo.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em resposta, a oposição adotou bonés nas cores verde e amarelo, criados pelo novo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante. Os bonés trazem a mensagem provocativa: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. Essa ação foi acompanhada de paródias, incluindo uma marca fictícia de café chamada “Nemcafé” e uma embalagem de carne com a imagem de Bolsonaro, rotulada como “Picanha Black”. Sóstenes Cavalcante declarou que essa estratégia foi uma reação direta à ação de Sidônio Palmeira, ressaltando a insatisfação da população com os altos preços dos alimentos.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link