Ataque a tiros em escola na Suécia deixa pelo menos 10 mortos

Ataque a tiros em escola na Suécia deixa pelo menos 10 mortos


Ataque foi realizado em um centro de educação para adultos; polícia diz que o autor do crime está entre os mortos

Um ataque a tiros em uma escola na Suécia deixou pelo menos 10 mortos nesta 3ª feira (4.fev.2025). A ofensiva na Escola Risbergska, um centro de educação para adultos, foi realizada às 8h33 (horário de Brasília) na cidade de Orebro, cerca de 200 km a oeste da capital Estocolmo. As informações são da Reuters

Segundo a polícia local, o incidente é tratado como “tentativa de homicídio, incêndio criminoso e crime de porte ilegal de arma”. Autoridades não divulgaram a identidade do autor do crime, apenas que seria um homem de 35 anos fortemente armado. Ele está entre os 10 mortos. Teria cometido suicídio.

“Sabemos que cerca de 10 pessoas foram mortas aqui hoje. A razão pela qual não podemos ser mais exatos atualmente é que a extensão do incidente é muito grande”, disse o chefe de polícia local, Roberto Eid Forest, a jornalistas.

A polícia também acrescentou que o atirador agiu sozinho e que não havia nenhuma conexão do ataque com “terrorismo”, mas que os investigadores ainda” não possuem informações suficientes.

“Temos uma grande cena de crime. Temos que completar as buscas que estamos conduzindo na escola. Há uma série de passos que estamos seguindo: um perfil do infrator, depoimentos de testemunhas… Obviamente, é uma quantidade de trabalho significativa”, afirmou Forest sobre o andamento das investigações.

Veja vídeos do ataque:

Esse tipo de ataque é muito raro na Suécia. Autoridades suecas lamentaram o incidente e desejaram força às famílias das vítimas. “É um dia muito doloroso para toda a Suécia. Meus pensamentos também estão com todos aqueles cujo dia escolar normal foi substituído pelo terror”, afirmou o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson.

Kristersson classificou o ataque como o mais mortal da história moderna sueca.





Source link