Parceria entre trading chinesa e duas empresas de laticínios prevê fornecimento de 1,5 milhão de toneladas de grãos certificados
A trading chinesa Cofco International firmou acordo com as empresas China Mengniu Dairy e Sheng Mu Organic Dairy para fornecer 1,5 milhão de toneladas de soja brasileira certificada como sustentável. O anúncio ocorreu no domingo (2.fev.2025), durante evento no terminal de exportação da companhia no Porto de Santos (SP), informou a UOL.
O fornecimento seguirá padrões internacionais de rastreabilidade e passará por auditoria externa para garantir que a soja é livre de desmatamento e conversão desde 31 de dezembro de 2020. As avaliações incluem critérios de conservação da biodiversidade, gestão hídrica e respeito às normas trabalhistas, alinhados ao Padrão Internacional de Agricultura Responsável da Cofco.
A cerimônia reuniu executivos das empresas, autoridades e representantes da Tropical Forest Alliance. O compromisso fortalece as exportações de soja certificada para a China, alinhando-se à Green Value Chain Taskforce.
A Cofco reafirmou a meta de eliminar o desmatamento em suas cadeias de fornecimento até 2025 e reduzir emissões conforme os critérios da SBTi (Science Based Targets initiative). Com sede na Suíça, a empresa atua em 37 países, emprega 11 mil pessoas e foca na originação e comercialização de grãos no Brasil.
A certificação de soja livre de desmatamento tem ganhado relevância no mercado internacional. Em 2023, a União Europeia aprovou legislação que exige que importadores garantam que suas commodities não contribuam para o desmatamento, tendência que influencia outros mercados globais.