Motta é o mais jovem a comandar a Câmara da redemocratização

Motta é o mais jovem a comandar a Câmara da redemocratização


Deputado da Paraíba tem 35 anos; média de idade ao tomar posse dos deputados que comandaram a Casa antes dele é de 55 anos

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, tornou-se o mais jovem presidente da Câmara desde a redemocratização do Brasil. Foi eleito neste sábado (1º.fev.2025), com 444 votos.

Natural de João Pessoa (PB), Motta sucede Arthur Lira (PP-AL), 55 anos. O paraibano consolidou sua candidatura no 2º semestre de 2024, conquistando o apoio do governo e da oposição.

O mais velho a presidir a Câmara foi Severino Cavalcanti, eleito em 14 de fevereiro de 2005, com 300 votos. À época, tinha 74 anos. Renunciou ao cargo (e a seu mandato de deputado) em 21 de setembro do mesmo ano depois de acusações de corrupção no caso que ficou conhecido como “mensalinho”.

Infográfico sobre os mandatos dos presidentes da Câmara e do Senado

Antes de Motta, o mais novo havia sido Luís Eduardo Magalhães, que assumiu a presidência da Casa Baixa em 1995, com 39 anos. Aécio Neves (PSDB), em 2001, foi o 2º mais novo àquela época. Assumiu com 40 anos.

A média de idade dos presidentes da Câmara antes de Hugo Motta é de 55 anos. Ele, então, está 20 anos abaixo desse número.

A eleição de Motta agora é também uma demonstração de força de Lira, que comandou a Câmara por 2 mandatos consecutivos, de 2021 até agora, início de 2025.

Lira foi o principal articulador da candidatura do deputado, que tem sua família na política, com muita força na região de Patos, cidade do interior da Paraíba, conhecida por seu calor intenso em quase todos os meses do ano e com pouco mais de 100 mil habitantes.

PRESIDENTES DA CÂMARA POR ESTADO

Hugo Motta é o 2º deputado eleito pela Paraíba a comandar a Câmara desde a redemocratização. 

O 1º foi Efraim Morais (à época no PFL), que foi presidente da Casa de forma interina de 17 de dezembro de 2002 a 1º de fevereiro de 2003. Substituiu Aécio Neves (PSDB), que deixou o cargo para assumir o governo de Minas Gerais.

São Paulo lidera com 8 mandatos na presidência da Câmara desde a redemocratização, incluindo as 3 gestões de Michel Temer (MDB) e as duas de Ulysses Guimarães.

Infográfico sobre os mandatos dos presidentes da Câmara e do Senado

Hugo Motta presidirá a Câmara até 2027. Sua campanha utilizou o nome “Hugo” em verde e amarelo com o slogan “Do lado do Brasil”.





Source link