‘Antes de ter uma ideia brilhante, governo precisa compartilhá-la com o Congresso’, diz deputado do PT

‘Antes de ter uma ideia brilhante, governo precisa compartilhá-la com o Congresso’, diz deputado do PT


Reginaldo Lopes concedeu entrevista à Jovem Pan News e falou sobre a relação do Palácio do Planalto com o Legislativo

Reprodução/Jovem Pan NewsReginaldo Lopes, deputado do PT, fala com José Maria Trindade e Bruno Pinheiro, jornalistas da Jovem Pan News
Reginaldo Lopes, deputado do PT, fala com José Maria Trindade e Bruno Pinheiro, jornalistas da Jovem Pan News

Em entrevista à Jovem Pan News durantes as eleições deste sábado (1º) no Congresso, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) destacou uma significativa mudança no relacionamento entre o Executivo e o Parlamento. Segundo ele, o Brasil está vivenciando um novo modelo de presidencialismo, “mais híbrido”, que demanda uma maior capacidade de diálogo por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros. Lopes ressaltou que, nos últimos anos, o Parlamento se fortaleceu, tornando-se mais ativo e influente no cenário político nacional.

“Estamos vivendo um novo modelo de presidencialismo no Brasil. No passado você montava um presidencialismo de coalizão e estava resolvido. Agora, não. Nós temos um Parlamento muito forte, muito ativo. E você tem um Judiciário com muitas posições, sempre provocado pela sociedade brasileira, pelas instituições e até pelos parlamentares. Então você tem um presidencialismo mais híbrido, o que exige do presidente da República — e de todos seus ministros — capacidade de diálogo. Antes de ter uma ideia brilhante, governo precisa compartilhá-la com o Congresso. Com essa postura, fica mais simpático e tem melhor resultado”, disse Lopes.

Em uma recente reunião com o presidente Lula, foi decidido que Lindbergh Farias será o novo líder do PT na Câmara. Reginaldo Lopes comentou sobre a necessidade urgente de o governo melhorar o diálogo com a sociedade e reduzir os ruídos de comunicação que têm surgido. Ele destacou que erros de comunicação, como o caso do Pix, podem prejudicar a percepção pública dos resultados do governo. Para Lopes, é crucial que o governo adote uma postura mais assertiva e transparente, eliminando boatos e desinformação, para alinhar a realidade econômica com a percepção dos cidadãos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A possível nomeação de Gleisi Hoffmann para a Secretaria da Presidência foi mencionada como parte de uma eventual reforma ministerial. Lopes acredita que Hoffmann possui uma notável capacidade de mobilização social, mas enfatiza que o sucesso do governo depende do trabalho conjunto de todos os ministros. Ele destacou a importância de o governo disputar a narrativa na sociedade de forma positiva, a fim de melhorar a popularidade do presidente Lula. O parlamentar mineiro também comentou sobre o desafio de acertar a comunicação em um mundo cada vez mais dominado pelas redes sociais, que muitas vezes criam uma percepção distorcida da realidade.

Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link