Brasil é o país que mais mata transexuais pelo 17º ano seguido

Brasil é o país que mais mata transexuais pelo 17º ano seguido


De acordo com levantamento da Rede Trans Brasil, país registrou 105 assassinatos em 2024

A Rede Trans Brasil divulgou um relatório nesta 4ª feira (29.jan.2025), Dia Nacional da Visibilidade Trans, mostrando que o Brasil registrou 105 mortes de pessoas transexuais e travestis em 2024. Apesar da redução de 14 casos em relação a 2023, o país continua liderando o ranking de violência letal contra o grupo pelo 17º ano consecutivo. (Eis a íntegra – 21 MB).

O “Dossiê: Registro Nacional de Mortes de Pessoas Trans no Brasil em 2024” se baseia em casos reportados pela mídia. De acordo com os dados:

  • 93,3% das vítimas eram mulheres trans e travestis;
  • 62,5% das vítimas eram pessoas não brancas, incluindo negras ou pardas;
  • região Nordeste registrou o maior número de assassinatos;
  • faixa etária com mais vítimas foi de 26 a 35 anos.

O levantamento também indica que 66% dos casos ainda estão sob investigação, enquanto em apenas 34% dos casos o suspeito foi preso. Entre os agressores identificados, destacam-se companheiros e ex-companheiros, responsáveis por 14 casos.

O Estado de São Paulo foi o que registrou o maior número de assassinatos, com 17 ocorrências. Em seguida, está Minas Gerais, com 11 notificações. Apesar disso, a região Nordeste é a que contabiliza maior número de óbitos no total, concentrando 38,1% dos óbitos.

“Pode-se afirmar que esse cenário existe porque as políticas públicas direcionadas a nossa comunidade são na maioria direcionada a prevenção de doenças e não para políticas de inclusão na escola e no trabalho”, conclui o dossiê.


Com informações da Agência Brasil.





Source link