Itamaraty quer explicações dos EUA sobre ‘tratamento degradante’ com brasileiros deportados 

Itamaraty quer explicações dos EUA sobre ‘tratamento degradante’ com brasileiros deportados 


Ministério das Relações Exteriores disse que uso de algemas e correntes contraria os termos do acordo firmado entre os dois países, que garante um tratamento digno aos repatriados

Divulgação
/Ministério da Justiça
deportados brasileiros
Voo da FAB com brasileiros deportados pelos EUA chegou em Belo Horizonte na noite deste sábado

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty, divulgou uma declaração a respeito da deportação de brasileiros pelos Estados Unidos. Na nota, o governo brasileiro expressou preocupação com o uso excessivo de algemas e correntes, o que contraria os termos do acordo firmado entre os dois países, que garante um tratamento digno aos repatriados. Informações recebidas pelo Itamaraty revelaram que os brasileiros estavam sendo submetidos a um “tratamento degradante” durante o voo de repatriação realizado pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA (ICE). Essa situação gerou indignação entre as autoridades brasileiras, que consideram inaceitável a falta de respeito às condições previamente acordadas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Diante desse cenário, o governo brasileiro decidiu solicitar esclarecimentos ao governo dos Estados Unidos sobre as práticas adotadas durante a deportação. A nota do Itamaraty reflete a posição do Brasil em defender os direitos dos seus cidadãos, independentemente de sua situação migratória. A deportação em massa de imigrantes ilegais foi uma das promessas de campanha do ex-presidente Donald Trump. O recente voo de deportação, que transportou 158 pessoas, incluindo 88 brasileiros, faz parte de um processo que teve início antes da posse de Trump, evidenciando a continuidade de políticas rigorosas de imigração nos Estados Unidos.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link