Projeto do Manchester United prevê estádio para 100 mil pessoas e deve gerar 90 mil empregos na região de Manchester
O Manchester United recebeu apoio do governo britânico para reformar o estádio Old Trafford. A chanceler Rachel Reeves anunciou no domingo (26.jan.2025) que o projeto servirá como modelo de desenvolvimento para a região. A iniciativa prevê investimentos de 7,3 bilhões de libras (cerca de R$ 45,5 bilhões) e deve gerar 90 mil empregos.
Sir Jim Ratcliffe, proprietário do clube, propõe construir um novo estádio com capacidade para 100 mil pessoas. O clube avalia duas possibilidades: erguer uma nova arena ou reformar a atual, ampliando-a para 87 mil lugares. A decisão será tomada ao fim desta temporada.
O custo estimado para um novo estádio é de 2 bilhões de libras (R$ 12,4 bilhões). O clube será responsável pelo financiamento da obra, enquanto o governo deve criar uma corporação de desenvolvimento para auxiliar na revitalização do entorno, que incluirá novas áreas residenciais, comerciais e públicas.
“A construção de um estádio de classe mundial pode impulsionar a regeneração de uma área que precisa de novos investimentos”, afirmou Omar Berrada, diretor-executivo do Manchester United. “Não podemos atingir esse objetivo sozinhos, por isso celebramos o apoio do governo, do prefeito e do Conselho de Trafford.”
O prefeito de Manchester, Andy Burnham, comparou a importância do projeto aos Jogos Olímpicos de Londres 2012.“É a maior oportunidade de regeneração urbana desde então. Faz parte do nosso plano de 10 anos para impulsionar o crescimento em toda a região”, disse.