184,9 bilhões de chamadas inoportunas foram bloqueadas entre junho de 2022 e dezembro 2024, segundo a Anatel
Um documento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entregue ao Cdust (Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações) aponta que os brasileiros recebem mais de 1 bilhão de ligações de telemarketing abusivo por mês.
De acordo com a agência de telecomunicações, 184,9 bilhões de ligações indesejadas foram bloqueadas entre junho de 2022 e dezembro 2024. A Anatel monitora uma rede de 26 operadoras, em uma prática para impedir chamadas inoportunas. As informações foram divulgadas pela Folha de S.Paulo.
Nos últimos 7 meses de 2023 foram 76,11 bilhões de ligações de telemarketing abusiva bloqueadas. Já nos primeiros 7 meses de 2024, o número de chamadas bloqueadas subiu para 82,52 bilhões. No relatório apresentado pela Anatel, não há informações sobre mensais para os primeiros meses de 2023, nem nos meses após julho do ano passado.
As medidas de bloqueio de ligações inoportunas teve uma eficiência de 85%, segundo a Anatel. Os outros 15% de ligações chegam aos usuários brasileiros. O telemarketing abusivo acontece quando uma empresa realiza, com auxilio de robôs, um mínimo de 100.000 chamadas diariamente.
Caso não exista uma resposta imediata, necessária para que a chamada seja redirecionada à uma mensagem gravada ou a um atendente, a ligação automatizada é interrompida. Esse tipo de chamada dura cerca de 6 segundos, segundo a Anatel.
Um levantamento do Truecaller em 2021 apontou que cada telefone do Brasil recebe cerca de 32,9 ligações inoportunas por mês. Considerando que no momento do levantamento eram 268 milhões de linhas telefônicas ativas, seriam ao todo mais de 10 bilhões de chamadas mensais.
Ainda de acordo com o órgão, chamadas oferecendo produtos ou serviços são classificadas como telemarketing abusivo. Ligações de cobranças não entram nessa categoria. A Anatel não considera a estimativa da Truecaller como correta já que a agência não considera todas as ligações de telemarketing abusivas, apenas aquelas que atendem os critérios do órgão.
A Anatel lançou a plataforma Não Me Pertube, em 2019, com o objetivo de evitar o telemarketing abusivo. A agência também instituiu a obrigatoriedade do uso do prefixo 0303 pelas empresas que realizam este tipo de chamada, para que o consumidor possa identificar a ligação.