EUA suspendem ajuda externa por 90 dias, incluindo Ucrânia

EUA suspendem ajuda externa por 90 dias, incluindo Ucrânia


Medida do secretário de Estado, Marco Rubio, interrompe fluxo de armas a Kiev e cumprem ordem de Trump

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ordenou a interrupção imediata de ajudas externas do país por 90 dias. A medida afeta contratos de assistência internacional administrados pelos EUA e afeta vários países, incluindo o fluxo de armas para a Ucrânia. A informação é da CNN.

Rubio aguarda uma revisão para verificar se a ajuda externa é consistente com as políticas do presidente Donald Trump (Partido Republicano). A decisão do secretário de Estado cumpre ordem do próprio Trump, que pausou por 90 dias todos os programas de assistência dos EUA para fora do país e determinou uma ampla revisão desses gastos. Eis a íntegra em português (PDF – 83 kB) e inglês (PDF – 80 kB) da medida. 

Há algumas exceções à ordem de congelamento de ajuda de Rubio, como “isenções aprovadas” de financiamento militar para Israel e Egito e ajuda alimentar de emergência estrangeira. A Ucrânia, porém, não é mencionada entre as exceções.

Segundo o Financial Times, Rubio disse que os agentes de contratação e de concessão precisavam “imediatamente emitir ordens de paralisação de trabalho, até o momento que o secretário determinar, depois de uma revisão”.

O período de revisão deve durar até 85 dias e deixará o destino de centenas de contratos de ajuda externa dos EUA, estimados em mais de US$ 70 bilhões no ano fiscal de 2022, potencialmente no limbo por até 3 meses.

Rubio também ordenou que toda ajuda externa desembolsada por meio de qualquer agência ou departamento fosse aprovada por ele, o que centraliza a análise de todos os programas de assistência internacional em seu gabinete.

A assistência a outros países tem sido criticada por republicanos.


Leia também: 





Source link