Grupo pousou em Manaus na 6ª feira (24.jan); governistas criticaram atitude dos EUA, mas procedimento é padrão no país
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que os brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos chegaram a Manaus (AM) algemados na 6ª feira (24.jan.2025).
O avião fretado pelo governo dos Estados Unidos tinha Belo Horizonte como destino final, mas precisou passar por manutenção. O governo brasileiro enviou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para completar o percurso.
Segundo apuração do Poder360, os deportados são brasileiros que, em sua maioria, foram presos nos EUA por estarem no país de forma irregular e não podem mais recorrer à Justiça norte-americana.
🚨VEJA: Brasileiros deportados dos Estados Unidos por ordem de Donald Trump chegaram ao Brasil algemados e com correntes nos pés.
O presidente Lula determinou a retirada imediata dos equipamentos e diz que, no Brasil, ninguém acorrenta brasileiros. pic.twitter.com/ohsenwzdmX
— CHOQUEI (@choquei) January 25, 2025
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou neste sábado (25.jan.2025) a retirada das algemas. Governistas criticaram a medida do governo norte-americano.
Nos Estados Unidos, porém, quando alguém fica sob a custódia do Estado por ter cometido uma infração –inclusive ter entrado no país ilegalmente–, o procedimento padrão é ser algemado ao ser transportado de um local para outro.
Não importa a gravidade do delito: todos precisam ter os movimentos limitados. Em alguns casos, as algemas são colocadas nos pulsos e nos tornozelos de quem está detido. Isso é feito para proteger os agentes policiais de eventuais ataques das pessoas presas –inclusive durante voos, como foi o caso do avião que trouxe os brasileiros que estavam ilegais nos EUA de volta para o Brasil.
Como em Manaus foi uma aeronave da FAB que continuou o trajeto até Belo Horizonte, os deportados já estavam sob jurisdição brasileira e não seria mais necessário usar algemas nem seguir os procedimentos legais dos EUA. A rigor, a ordem do Ministério da Justiça apenas expressou algo que já aconteceria de qualquer forma.