Estudantes poderão participar da primeira edição do Programa Universidade para Todos de 2025 até o dia 28 de janeiro, às 23h59; expectativa é que sejam ofertadas 334 mil bolsas de estudos, integrais e parciais
O Programa Universidade para Todos (ProUni) deu início ao seu processo seletivo para o primeiro semestre de 2025. As inscrições começaram hoje, sexta-feira (24), e estarão abertas até o dia 28 de janeiro, às 23h59. O ProUni é uma iniciativa que oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes que desejam cursar o ensino superior em faculdades e universidades particulares de todo o Brasil. Para participar, os candidatos devem acessar o site oficial, utilizando os dados de login do portal gov.br, como CPF e senha.
Para se candidatar ao ProUni, é necessário que os estudantes tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2023 ou 2024. Além disso, é exigido que os candidatos tenham alcançado uma média mínima de 450 pontos nas provas e não tenham zerado na redação. Durante o período de inscrição, os estudantes têm a possibilidade de escolher até dois cursos diferentes, em ordem de prioridade, além de selecionar a instituição de ensino desejada. É importante destacar que até o final do prazo de inscrição, os candidatos podem alterar suas opções, observando a nota de corte diária disponível no portal.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O resultado da primeira chamada do ProUni está programado para ser divulgado no dia 4 de fevereiro. Após essa data, os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada terão a oportunidade de participar de uma segunda chamada. Além disso, haverá a possibilidade de manifestação em lista de interesse e lista de espera, ampliando as chances de ingresso para os estudantes. Essas etapas adicionais são importantes para garantir que todas as vagas sejam preenchidas e que os candidatos tenham múltiplas oportunidades de conseguir uma bolsa.
*Com informações de Beatriz Manfredini
*Reportagem produzida com auxílio de IA