Ex-presidente disse que há “trairinhas” na bancada da Câmara que votaram a favor da proposta do governo Lula
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta 6ª feira (24.jan.2025) que deputados federais do seu partido que votaram a favor da Reforma Tributária são “trairinhas” e devem ser vetados da sigla em 2026 –ano eleitoral.
Dos 93 congressistas da bancada, só 8 votaram a favor da regulamentação do texto na 1ª rodada de votação em 17 de dezembro de 2024. Bolsonaro, que é presidente de honra da legenda, disse que os correligionários favoráveis ao texto “gostam de um carguinho”.
“Tem uns trairinhas ali que votaram ‘sim’. A maioria é de uma região do Brasil e sempre gostam de um carguinho, mas a conta é salgada para todo mundo. Nós vamos fazer a devida depuração em 2026”, disse Bolsonaro em entrevista à Revista Oeste.
Eis os nomes do PL que votaram a favor do texto na 1ª votação:
A reforma tributária é uma das prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Bolsonaro tem feito críticas públicas ao texto desde o início da tramitação.
O PL tem a maior bancada da Câmara dos Deputados. A ala tida como mais radical e próxima de Bolsonaro tem ganhado espaço e pressionado nomes mais ao centro da legenda a se posicionarem contra o governo.