Investimento do FNDCT visa a promover o Estado como estratégico para lançamentos de satélites e desenvolvimento tecnológico
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou nesta 6ª feira (24.jan.2025), um investimento de R$ 30 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para promover o Maranhão como um centro estratégico do Programa Espacial Brasileiro.
Acompanhada pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), a ministra visitou o Laboratório de Propulsão Aeroespacial da Acrux Aerospace na UFMA (Universidade Federal do Maranhão). Ela destacou a importância da Base de Alcântara e sua localização privilegiada para o Programa Espacial Brasileiro e a economia maranhense.
“Esta área é parte da Estratégia Nacional de Defesa e do Programa Espacial Brasileiro, que tem na Base de Alcântara, uma posição privilegiada. Isso cria uma nova realidade, até mesmo para a economia do Maranhão”, afirmou.
A ministra também anunciou a construção de uma fábrica de propelentes em São Luís. O investimento faz parte dos R$ 486,8 milhões destinados ao programa, que inclui outros 2 projetos de veículos lançadores contratados pela Finep.
O governador Brandão destacou a localização estratégica do Maranhão, próximo à linha do Equador, que reduz os custos de lançamento de foguetes.
O projeto pretende aumentar o desenvolvimento econômico, geração de empregos qualificados e aumento de renda, combatendo a assimetria regional. “Este investimento é fundamental para a indústria nacional e para o Nordeste”, acrescentou Luciana.
O ministério ainda estuda a criação de um Centro de Pesquisas Espaciais no Maranhão, focado no desenvolvimento de veículos lançadores e satélites, alinhado às diretrizes do órgão para fortalecer as vocações regionais em Ciência, Tecnologia e Inovação.