Governo Trump prende 538 imigrantes e deporta centenas

Governo Trump prende 538 imigrantes e deporta centenas


Governo Trump usou “aviões militares” para realizar as deportações; a operação se dá dias depois de decretos anti-imigração

Autoridades dos Estados Unidos realizaram as primeiras operações de prisão e deportação de imigrantes em situação irregular no país após decretos do presidente Donald Trump (Partido Republicano). A secretária de imprensa da Casa Branca anunciou na noite de 5ª feira (23.jan.2025) que foram presos “538 imigrantes ilegais” e deportadas “centenas de pessoas”.

Em seu perfil no X (ex-Twitter), Karoline Leavitt afirmou que as deportações foram realizadas em aviões militares sem, no entanto, especificar o destino para o qual as pessoas foram levadas. Processos dessa natureza costumam envolver negociações entre os países envolvidos.

“A maior operação em massa da história está em andamento. Promessas feitas. Promessas cumpridas”, escreveu a secretária de imprensa.

Karoline Leavitt post X

O ICE (Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos, em inglês) detalhou que, além das 538 detenções, houve outras 373 ordens de prisão emitidas.

A operação se dá dias depois de o presidente recém-empossado assinar uma série de decretos que reverteram políticas de imigração, endureceram o controle sobre a circulação na fronteira, encerraram entradas de imigrantes pelo México e aumentaram as penas para imigrantes ilegais no país.

ICE serviço de imigração post X

As medidas fazem parte das reiteradas promessas de campanha, quando o republicano disse que promoveria a maior campanha de deportação da história dos EUA.

No relatório divulgado no X na 5ª feira, Leavitt acrescentou que entre os presos estão incluídos 1 suspeito de terrorismo, 4 integrantes de uma gangue venezuelana, e “vários” condenados por crimes sexuais contra menores.

Post Karoline Leavitt X

Também a Câmara dos Representantes dos EUA, de maioria republicana, aprovou na 4ª feira (22.jan) uma lei que determina a detenção de imigrantes envolvidos em crimes como roubo, furto e estelionato pelo DHS (Departamento de Segurança Interna –em português). O texto da lei foi publicado em inglês aqui.

DECRETOS SOBRE IMIGRAÇÃO

Entenda alguns dos decretos do governo Trump sobre imigração:

Prisões em locais sensíveis

O secretário interino do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Benjamine Huffman, emitiu duas diretrizes nesta 3ª feira (21.jan) que permitem a prisão de estrangeiros em situação ilegal no país nas chamadas “áreas sensíveis” –igrejas e escolas, por exemplo.

Segundo um porta-voz do departamento, o fim do programa se deu depois que “o governo Biden-Harris abusou da liberdade condicional humanitária para permitir indiscriminadamente que 1,5 milhão de migrantes entrassem em nosso país”. O funcionário disse ainda que o programa voltará a analisar caso a caso. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 86 kB).

Fim da cidadania por nascimento

Suspendeu o direito à cidadania para filhos de imigrantes nascidos em território norte-americano. O decreto obriga que departamentos e agências do governo não emitam ou aceitem documentos nos seguintes casos:

  • quando a mãe estava ilegalmente presente nos Estados Unidos e o pai não era um cidadão norte-americano ou residente permanente legal no momento do nascimento do filho; e
  • quando a presença da mãe nos Estados Unidos era legal, mas temporária, e o pai não era um cidadão norte-americano ou residente permanente legal no momento do nascimento do filho.

O texto tem prazo de 30 dias para entrar em vigor.

Situação de emergência nacional na fronteira com o México

Trump estabeleceu situação de emergência nacional na fronteira contra o México para enrijecer a proteção contra a entrada ilegal de estrangeiros com o auxílio das Forças Armadas. Inclui o envio de pessoal e recursos e a construção de barreiras físicas.

Também determinou a revisão e implementação de planos para fortalecer a segurança na divisa sul.

Suspensão do Programa de Admissão de Refugiados

Suspendeu por 90 dias o Programa de Admissão de Refugiados a partir de 27 de fevereiro, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, de acordo com o envio de relatórios.


Leia as principais reportagens sobre a posse de Donald Trump:

Leia sobre as medidas assinadas ou declaradas por Trump ao assumir o governo:

 

 





Source link