Governo prorroga uso da Força Nacional na fronteira do PR

Governo prorroga uso da Força Nacional na fronteira do PR


Atuação do órgão por mais 90 dias em Foz do Iguaçu tem como objetivo enfrentar crimes transnacionais

O governo federal, por meio Ministério da Justiça e Segurança Pública, prorrogou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Centro Integrado de Operações de Fronteira, localizado em Foz do Iguaçu (PR). A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta 6ª feira (24.jan.2025). Eis a íntegra (PDF – 246kB).

A atuação, que seguirá por mais 90 dias, será realizada entre 14 de fevereiro e 14 de maio de 2025, com foco em ações de Polícia Judiciária e Polícia Técnico-Científica. O objetivo é intensificar o enfrentamento aos crimes transnacionais e assegurar a preservação da ordem pública na região fronteiriça.

A decisão divulgada pelo governo federal tem base na Constituição Federal, na Lei nº 11.473/2007, e em convênios de cooperação entre a União e os Estados, considerando o caráter planejado e episódico das operações. A portaria que regulamenta a prorrogação entra em vigor a partir desta 6ª feira (24.jan).

A operação da Força Nacional de Segurança Pública, cuja atuação em Foz do Iguaçu foi prorrogada pela portaria, deve contar também com apoio logístico e infraestrutura fornecidos pelo órgão demandante. O contingente empregado será definido de acordo com o planejamento elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A portaria é assinada pelo ministro da pasta, Ricardo Lewandowski.

O Centro Integrado de Operações de Fronteira foi criado para combater o crime nacional, transnacional, assim como realizar a proteção das fronteiras do Brasil. O órgão conta com as ações do Centro de Comando e Controle, atuando na segurança pública em todos os estados e Distrito Federal.

As operações integradas realizadas pelo Centro de Comando e Controle contam ainda com uma plataforma centralizada para a troca de informações, planejamento estratégico e coordenação entre diversos órgãos de segurança pública, fiscalização e defesa, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.





Source link