Segundo o presidente do Congresso, existe um “saudosismo a coisas do passado que foram muito ruins para a humanidade”
O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que o Brasil enfrenta “muitas dificuldades”, mas que o Legislativo é “capaz” de ajudar a superá-las. A declaração foi feita em mensagem exibida nesta 5ª feira (23.jan.2025) na abertura Brazil Economic Forum Zurich 2025, organizado pelo grupo Lide, na Suíça. O congressista deveria participar, mas afirmou que questões de saúde o impediram de comparecer.
“Nós estamos vivendo tempos muito incertos, muito sombrios, de certo obscurantismo, de negacionismo e um saudosismo a coisas do passado que foram muito ruins para a humanidade. É muito importante que as pessoas responsáveis por esse país possam se unir para fazer o enfrentamento devido, de contenção e de combate, a esse retrocesso democrático que muitos ainda tentam fazer no Brasil e fora do Brasil. Portanto, a afirmação da democracia é uma constante”, declarou.
Pacheco citou alguns projetos aprovados pelo Legislativo, como a reforma tributária, a autonomia do BC (Banco Central), a capitalização da Eletrobras e o marco legal do saneamento.
Segundo ele, esse Congresso “seguramente é capaz” de assegurar “a qualificação do gasto público” e de um Orçamento que “mitigue e combata privilégios e desperdícios”, resultando em um Estado eficiente.
“A partir do momento que se entrega um novo sistema de arrecadação, também [se entrega] um novo sistema de gastos que atenda aos interesses da população e que, no final das contas, confira o equilíbrio fiscal que nós precisamos para inclusive atrair investimentos internacionais”, disse.
Assista à mensagem de Pacheco (5min51s):
Leia mais: