O dia 23 de janeiro ficará marcado na história do cinema brasileiro. Isso porque Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, assim como o filme “Ainda Estou Aqui” foi indicado aos prêmios de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. É a primeira vez na história que um filme brasileiro é incluído na principal categoria do Oscar. Na categoria de “Melhor Filme Internacional” e concorre com longas da França, Letônica, Dinamarca e Alemanha.
Quem comemorou a novidade foi Valentina Herszage, atriz que interpreta Vera Paiva, a filha mais velha de Eunice, vivida por Fernanda Torres. Em imagens os stories de seu perfil oficial da Instagram, ela apareceu a do de uma amiga reagindo às indicações do longa, sendo possível vê-la pulando de alegria e vibrando quando “Ainda Estou Aqui” e Fernanda eram nominados oficialmente à premiação. Lembrndo que a artista está em Miami, nos EUA, para a divulgação do filme As Polacas (2024) em um festival de cinema judaíco.
Fernanda Torres no Oscar: Governo, Gilberto Gil e fãs comemoram
Valentina não conteve a emoção e celebrou aos prantos, em entrevista à Globonews: “Muita emoção, muita emoção. Desculpa a cara amassada aqui. Realmente, eu tô num orgulho, e vendo a torcida do Brasil, as pessoas vibrando nas redes sociais, as pessoas assistindo. Ver esse momento, eu não sei traduzir, não tenho palavras. É muito emocionante”.
“[…] Assim que eu cheguei no cinema em Coral Gables, vi um cartaz de Ainda Estou Aqui, porque ele vai estrear em muitos lugares dos Estados Unidos no início de fevereiro. Então chegar aqui, ver esse cartaz e saber toda a trajetória internacional que o filme tem feito dá um orgulho do nosso país”, concluiu Valentina Herszage, por fim.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Selton Mello, que também integra o elenco do filme, usou as redes sociais para expressar sua emoção. Ele destacou a relevância do projeto e o impacto cultural que o longa trouxe. “Fizemos um filme. Ele nasceu vitorioso por motivos variados: por lembrar o que jamais pode ser esquecido, por comover com uma beleza austera, por encher as salas de cinema de novo, por levar nossa sensibilidade para o mundo […] Nesse exato momento, três indicações ao Oscar: com a de melhor filme nós entramos para a história para sempre. Ainda estamos aqui. Eunice, Rubens, nós & vocês”, escreveu o ator.
Em entrevista à GloboNews, Selton Mello compartilhou o momento em que recebeu a notícia das indicações. A gente sonhava com o melhor filme. Isso é histórico. Isso mostra nossa potência criativa”, afirmou o ator. Ele ainda revelou como Fernanda Torres estava após a indicação ao prêmio. “Ela tava muito emocionada, mal conseguiu falar. Eu tava ali incentivando minha amiga Nanda, que é uma pessoa extraordinária. Eu amo a Nanda, amo a família dela”.