Unidos de Maricá estaria com acesso encaminhado após acordo entre LigaRJ e a Liesa. Leandro Vieira, carnavalesco da escola, estaria sendo pressionado a ficar na Maricá e abandonar a Imperatriz Leolpoldinense
Uma bomba está prestes a explodir nos bastidores do Carnaval Carioca. O portal LeoDias ouviu de pessoas presentes na última plenária envolvendo as escolas de samba do Rio de Janeiro que a Imperatriz Leolpoldinense estaria revoltada com um acordo feito entre representantes da LigaRJ, responsável pela Série Ouro (a 2ª divisão dos desfiles) e a Liesa para a promoção da Unidos de Maricá. A revolta se dá porque Leandro Vieira, carnavalesco das duas escolas, também estaria sendo pressionado pelos representes da Liesa a ficar na escola de Maricá, em detrimento da tradicional agremiação de Ramos, a partir do Carnaval de 2026.
O pedido para manter Vieira na escola da Grande Niterói a partir de 2026 teria partido de Wilsinho Alves, diretor de Carnaval da escola, a Capitão Guimarães, ex-presidente e nome forte da Liesa. Durante plenário realizado entre representantes das escolas nesta semana, a presidente da Imperatriz Leolpoldinense, Cátia Drummond, demonstrou revolta com as investidas feitas para tirar Leandro Vieira da agremiação “há pessoas tentando, a apenas 40 dias do Carnaval, ‘cavar’ profissionais de outras agremiações”.
Veja as fotos
Durante bate-boca, a presidente da agremiação de Ramos teria pedido para que representantes da Liesa não lhe dirigissem a palavra e teria classificado a atitude como “falta de respeito e caráter”.
O portal LeoDias procurou a Liesa que não se pronunciou até o fechamento desta nota. Nossa reportagem também tentou, sem sucesso, entrar em contato com Leandro Vieira. O espaço segue aberto para todas as partes.
Quem é Leandro Vieira e por que ele é tão cobiçado?
Leandro Vieira se notabilizou a partir do Carnaval de 2016, quando conquistou seu primeiro título à frente da Mangueira, com um desfile em homenagem à Maria Bethânia. Mas foi em 2019, com o enredo “História para ninar gente grante” que o carnavalesco passou a brilhar.
A partir daí, passou a ser cobiçado por todas as grandes agremiações. Na série Ouro, a divisão de acesso do Carnaval carioca, levou a Imperatriz Leolpoldinense ao título e ao acesso em 2020. Em 2022, foi a vez de levar o Império Serrano de volta ao grupo de elite. Em 2023, voltou a escola de Ramos e se consagrou campeão do grupo Especial pela terceira vez.
Atualmente, Vieira divide suas funções de carnavalesco na Unidos de Maricá, que está na Série Ouro, e a Imperatriz Leolpoldinense, escola do grupo especial.