PMEs brasileiras superam expectativa com crescimento de 4,5%

PMEs brasileiras superam expectativa com crescimento de 4,5%


Crescimento nos setores de Serviços e Indústria sinaliza fortalecimento das empresas em meio à retomada econômica

As pequenas e médias empresas brasileiras alcançaram um crescimento de 4,5% em seu faturamento em 2024, indicam dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs. O resultado superou as projeções para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do país, estimado em 3,5% pelo Boletim Focus do Banco Central do Brasil.

O IODE-PMEs analisa 736 atividades econômicas em setores como Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços, com faturamento anual de até R$50 milhões. O setor de Comércio destacou-se com um aumento de 8,1% em relação ao ano anterior, impulsionado pela retomada da demanda doméstica e pelo aumento da renda real das famílias.

As regiões Sul (8,4%) e Nordeste (8,3%) registraram os maiores crescimentos, enquanto a região Sudeste teve avanço de 3,7%. Por outro lado, o Centro-Oeste apresentou um crescimento marginal de 0,1%, e a região Norte experimentou uma retração de 10,4%.

O setor de Serviços também evidenciou recuperação, com um crescimento de 2,5% no faturamento, contribuindo para o aumento do saldo de trabalhadores formais em áreas como serviços financeiros, transporte, saúde e comunicação.

A Indústria, apesar de uma desaceleração no 2º semestre, fechou o ano com um aumento de 2,2% no faturamento. A Infraestrutura teve um leve crescimento de 0,8%, influenciado pelo período eleitoral e pelas altas taxas de juros.





Source link