Oscar 2025: Confira os esnobados e excluídos da premiação

Oscar 2025: Confira os esnobados e excluídos da premiação



O dia 23 de janeiro ficará marcado na história do cinema brasileiro. Isso porque Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, assim como o filme “Ainda Estou Aqui” foi indicado aos prêmios de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. É a primeira vez na história que um filme brasileiro é incluído na principal categoria do Oscar.

Confira todos os indicados ao Oscar 2025

Porém, nem só e uma obr vive a premição, e tivemos diversos indicados, com “Emilie Perez” e “Wicked” sendo os maiores, respectivamente tendo 13 e 10 indicações cada. Entretanto, muitos filmes não tiveram a mesma benção, e muitos foram excluídos e esnobados pela academia nessa edição do maior prêmio do cinema mundial.

Esnobados das categorias de atuação

Já que falamos de Fernanda Torres, vamso citar sua concorrenets diretas no Globo de Ouro: Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson, que disputaram com a brasileira na premição que Fernanda venceu, ficaram de fora do Oscar.

Vale lembrar que Angelina Jolie recebeu o prêmio “Performer Tribute” nos The Gotham Film Awards pela sua interpretação em “Maria Callas” e Nicole Kidman conquistou o troféu de melhor atriz no National Board of Review de 2025 por seu papel em “Babygirl”, assim como no cultuado Festival de Veneza. As duas eram dadas como certas no Oscar de Melhor Atriz por muitos exatamente por conta dos prêmios ganhados anteriormente.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Denzel Washington,também foi esnobado como Melhor Ator Coadjuvante no Oscar por sua atuação em “Gladiador II”. Ele foi muit elogiado por sua performance no longa, que lhe rendeu até uma indicação ao Globo de Ouro na mesma categoria. Vale ressaltar que todos os seus concorrentes da premiação citada foram indicados o Oscar.

Apesar das polêmicas e tantas indicações de “Emilia Pérez”, Selena Gomez não foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante. Na mesma categria, a elogiadíssima Margaret Qualley, de “A Substância”, não foi indicada, não fazendo par com Demi Moore como Melhor Atriz pelo longa. Jamie Lee Curtis, indicada ao BAFTA e ao SAG por “A Última Showgirl”, também não está entre a escolhidas a Melhor Atriz Coadjuvante.

Diretores, categorias técnicas e filmes excluídos do Oscar

Vamos falar agora de filmes que até fram indicados, mas seus diretores não: Denis Villeneuve por “Duna: Parte Dois”; Jon M. Chu, diretor de “Wicked”; e Edward Berger, que dirigiu “Conclave”. Aliás, este último citado, muito elogiado por sua fotografia/cinematografia, ficou de fora desta categoria. Então, apesar de tantas indicações do filme, houve um susto da parte do público essa ausência.

O já citado “Maria Callas”, inclusive, foi indicado apenas em Fotografia, assim como “Gladiador II” apenas em Melhor Figurino. Ainda, o diretor Luca Guadagnino, de “Rivais” e “Queer”, não foi indicdo, sasim como seus filmes, que não apareceram em nenhuma categoria sequer. “Rivais” ganhou Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora, vale ressaltar.

Fernanda Torres no Oscar: Governo, Gilberto Gil e fãs comemoram

Por fim, encerro com “Ainda Estou Aqui”. Eu sei, Fernanda Torres era muito requisitada, e em Melhor Filme foi uma conquista histórica. Mas Selton Mello ficou fora de Melhor Ator Coadjuvnte, Walter Salles de Melhor Diretor e o próprio filme de Melhor Roteiro Adaptado. A felicidade pelas três categorias em que foi indicado é gigante, mas merecia ainda mais!



Source link