Milei diz que Musk fez “gesto inocente” na posse de Trum

Milei diz que Musk fez “gesto inocente” na posse de Trum


Presidente da Argentina chamou o empresário e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, de “companheiros” na luta pela liberdade

O presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), fez fortes críticas à ideologia de gênero e ao feminismo em discurso nesta 5ª feira (23.jan.2025) no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. O líder defendeu ainda o gesto realizado pelo bilionário Elon Musk durante a posse de Donald Trump, na última 2ª feira (20.jan).

“Meu querido amigo que foi injustamente vilipendiado pelo wokismo nas últimas horas por um gesto inocente que a única coisa que significa é o seu entusiasmo e gratidão pelo povo”, defendeu Milei após o bilionário ser acusado de ser nazista por um gesto com a mão levantada.

O presidente argentino disse ainda que a cultura woke (termo usado nos Estados Unidos para pessoas atentas às injustiças social) era um “câncer” que deveria ser curado. “A grande bigorna que aparece como denominador comum dos países que estão falhando é o vírus mental dessa ideologia. Esta é a grande epidemia que deve ser curada, é o câncer que deve ser removido. Ele colonizou as instituições mais importantes do mundo”, disse.

Milei disse ter encontrado “companheiros nessa luta pelas ideias de liberdade“, citando o “maravilhoso” Musk e “a feroz dama italiana, minha querida amiga” Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália. O líder relatou ainda que a hegemonia global da esquerda woke, presente na política, instituições educativas, mídia, organismos supranacionais e fóruns como Davos, começou a se fragmentar. “Agora, surge uma esperança para as ideias de liberdade”, concluiu.

“Uma nova classe política, orientada por ideologias de cunho coletivista, aproveitou momentos de crise para acumular poder. Toda a riqueza gerada pelo capitalismo seria redistribuída sob um modelo de planejamento centralizado, dando início a um processo cujas consequências negativas estamos sofrendo hoje”, afirmou durante o discurso.

O presidente argentino afirmou que a Argentina se tornou um “exemplo mundial” a ser seguido, destacando a queda da inflação do país. “O mundo abraça a Argentina. A Argentina tornou-se um exemplo mundial de responsabilidade fiscal, de compromisso com nossas obrigações, de como resolver o problema da inflação e também de uma nova forma de fazer política, que consiste em dizer a verdade diretamente às pessoas e confiar que elas compreenderão”, afirmou.

Milei destacou que o Ocidente inventou o capitalismo “com base em poupança, investimento e trabalho duro”. Ele afirmou que isso permitiu aos trabalhadores multiplicarem sua produtividade, superando a armadilha malthusiana. No entanto, segundo o presidente argentino, “em algum momento do século XX, perdemos o rumo”. O político declarou que os princípios que tornaram a sociedade próspera “foram traídos”.





Source link