Presidente ucraniano disse que o “trem do Brasil” passou e que o petista não será um “player” com a volta de Trump à Casa Branca
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é mais relevante no cenário internacional para mediar o fim do conflito com a Rússia. O ucraniano deu a declaração durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta 4ª feira (22.jan.2025).
“Eu acho que o trem do Brasil, para ser sincero, passou. Falei com Lula, nos encontramos e pedi que ele fosse um parceiro para acabar com a guerra. Agora ele não é mais um ‘player’. Ele também não será um ‘player’ para Trump”, disse o ucraniano.
Desde que voltou à Presidência, Lula tentou agir como um mediador para o fim do conflito. Em maio de 2024, o Brasil e a China apresentaram uma proposta de paz defendendo uma “resolução pacífica”.
No decorrer de 2024, a relação entre os 2 presidentes foi tensionada por declarações de ambos os lados. Lula sugeriu que, para acabar com a guerra, a Ucrânia deveria ceder o território da Crimeia para a Rússia. Em outro momento, disse que Kiev estava “gostando” da continuidade do conflito.
As declarações foram criticadas pelo líder ucraniano, que disse não entender porque “o Brasil está do lado do agressor” e criticou a proximidade do país com a Rússia.