Longa concorrerá na categoria de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional; é o 3º a disputar a categoria principal
O filme “Ainda Estou Aqui” recebeu nesta 5ª feira (23.jan.2025) 3 indicações ao Oscar. O longa disputará as categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz –com a atuação de Fernanda Torres como Eunice Paiva. É a 16ª obra brasileira a concorrer, incluindo produções 100% nacionais e coproduzidas com outros países. A cerimônia de entrega dos prêmios será em 2 de março.
Entre outras produções brasileiras que já estiveram na premiação se destacam a Cidade de Deus (2002), indicado a 4 categorias, e Central do Brasil, que foi uma coprodução nacional com a França e teve duas indicações.
As 7 produções totalmente brasileiros foram indicadas em categorias diversas, como Melhor Documentário, Melhor Filme de Animação e Melhor Roteiro Adaptado. Somente 3 filmes nacionais, “O Pagador de Promessas”, “O Quatrilho” e “O Que é Isso, Companheiro?”, concorreram ao prêmio de Melhor Filme Internacional.
Leia a lista de todos os filmes brasileiros indicados:
EXPECTATIVA NACIONAL
A Academia Brasileira de Cinema indica todo ano um filme brasileiro para concorrer a uma vaga no Oscar. Em 2025, o filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo prêmio.
O longa, coproduzido com a França e do mesmo diretor de “Central do Brasil”, ganhou atenção do público ao vencer o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Veneza.
“Ainda Estou Aqui” recebeu diversas indicações a outras premiações, como ao Bafta, Critics Choice Awards, e apareceu na lista de pré-indicados ao Oscar.
Entretanto, a produção ganhou repercussão nacional quando a atriz Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz em filme de drama.