Trump proíbe entrada de refugiados já autorizados nos EUA

Trump proíbe entrada de refugiados já autorizados nos EUA


Chegadas ficarão suspensas por tempo indeterminado; os imigrantes desembarcariam no país até 27 de janeiro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), cancelou os vistos a imigrantes que tinham autorização para entrar no país até 27 de janeiro. Os documentos haviam sido concedidos pelo governo de Joe Biden (Democrata).

De acordo com um e-mail interno obtido pela Associated Press, a agência federal que supervisiona o processo de entrada de refugiados informou a equipe que “as chegadas foram suspensas até novo aviso”. O número exato de pessoas impactadas pela decisão não foi informado.

Dentre os afetados estão mais de 1.600 afegãos autorizados a ir para os EUA como parte do programa que o governo Biden criou depois da retirada norte-americana do Afeganistão em 2021. A nova medida segue a linha de decretos assinados por Trump desde que ele assumiu a Casa Branca na 2ª feira (20.jan).

Em seu 1º dia do cargo, o republicano desativou o programa CBP One, criado pela gestão anterior que permitia que imigrantes enviassem documentos e agendassem um horário para avaliar a entrada legal no país. Mais de 900 mil pessoas usaram o programa para entrar nos EUA de 2023 a 2024.

Na 3ª feira (21.jan), o secretário interino de Segurança Interna, Benjamine Huffman, emitiu uma diretriz para voltar a autorizar a prisão de imigrantes ilegais em “locais sensíveis”, como escolas e igrejas. O secretário também anunciou uma diretriz para limitar o programa de liberdade condicional humanitária (humanitarian parole, em inglês) que permitia a permanência em massa de imigrantes em situação irregular. Agora, o programa terá uma base de análise de caso a caso.





Source link