Polícia Federal pede ao STF que Dino assuma relatoria de operação que investiga ‘Rei do Lixo’

Polícia Federal pede ao STF que Dino assuma relatoria de operação que investiga ‘Rei do Lixo’


Operação Overclean conta com a participação da PF, do Ministério Público Federal, da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União, além do suporte da Agência Americana de Investigações de Segurança Interna

TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOFlávio Dino
Ministro do STF, Flávio Dino

A Polícia Federal (PF) fez um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro Flávio Dino assuma a relatoria da investigação da Operação Overclean. Essa operação investiga o desvio de emendas parlamentares e tem como foco principal José Marcos de Moura, conhecido como “Rei do Lixo”. A PF acredita que a conexão entre essa apuração e outra já sob a responsabilidade de Dino pode contribuir para um melhor esclarecimento dos fatos. Deflagrada em 10 de dezembro de 2024, a Operação Overclean conta com a participação da PF, do Ministério Público Federal, da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União, além do suporte da Agência Americana de Investigações de Segurança Interna. O empresário José Marcos de Moura é considerado um elo político de um esquema criminoso que envolve o setor de coleta de lixo.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além de Moura, o deputado federal Elmar Nascimento também é mencionado nas investigações, com indícios que sugerem uma possível ligação com o empresário. A PF busca aprofundar as investigações para entender melhor a extensão das relações entre os envolvidos e o desvio de recursos públicos. Atualmente, a investigação está sob a relatoria do ministro Nunes Marques, mas a mudança para Flávio Dino pode trazer novos desdobramentos. A expectativa é que a troca de relator ajude a esclarecer as conexões entre os envolvidos e a complexidade do caso, que envolve tanto questões políticas quanto administrativas.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Source link