No Brasil há quem trabalha duro e quem quer lacrar, diz Rui Costa

No Brasil há quem trabalha duro e quem quer lacrar, diz Rui Costa


Segundo o ministro da Casa Civil, há deputados e senadores que se inserem na política por “likes” nas redes sociais

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta 4ª feira (22.jan.2025) que o Brasil e o mundo se dividem entre pessoas que querem trabalhar duro, em escalas de até 17h por dia, e outras que se inserem na política por “likes” nas redes sociais, na intenção de “lacrar”.

“O Brasil hoje, de algum tempo, e o mundo também, se divide entre pessoas que querem trabalhar, trabalhar duro, 12, 14, 15, 17 horas para melhorar a vida das pessoas, para desenvolver o seu país, para gerar emprego, para desenvolver a indústria, para desenvolver a agricultura, e outras pessoas que se colocam na política apenas com um celular na mão na intenção de lacrar, de conseguir likes, sem nenhum compromisso”, afirmou em entrevista ao programa Bom dia, Ministro.

Segundo Rui Costa, um exemplo seria o que aconteceu no episódio do Pix. A instrução normativa que aumentava a fiscalização sobre transferências acima de R$ 5.000 do Pix de pessoas físicas foi derrubada após anúncio do secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, na 4ª feira (15.jan.2025). Para o secretário, “pessoas inescrupulosas distorceram o ato normativo”.

Um dos vídeos críticos à mudança no Fisco que se popularizou nas redes foi o do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), superando a marca de 200 milhões de visualizações no Instagram.

Segundo o ministro, o avanço tecnológico incentivou que as redes fossem usadas como ferramenta para difundir mentiras, ódio, caluniar as pessoas e cometer crimes contra outros seres humanos.

“Às vezes eu fico estarrecido. A gente é convidado para ir ao Congresso e chega um senador ou um deputado com o celular ali, faz uma pergunta naquele estilo de lacração e vai embora. Não fica nem para ouvir a resposta, porque o objetivo dele não é contribuir com o debate, não é apresentar uma sugestão para melhorar a vida das pessoas, o objetivo dele é conseguir likes na rede social e, eventualmente, se reeleger e ajudar a destruir a política pública”, declarou.

Para Rui, até mesmo notícias de veículos oficiais hoje estão carentes de credibilidade, o que incentiva a falta de confiança da população nas informações divulgadas. Segundo ele, foi por isso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou na última reunião ministerial que antes do governo fazer qualquer anúncio ou publicação, seja de uma portaria ou de uma instrução normativa, a medida seja primeiramente explicada.

Sobre uma centralização da comunicação do governo, Costa disse que não dá para se criar uma estrutura burocrática que trave o governo de comunicar, uma vez que há um volume muito grande de instruções normativas e portarias publicadas. 

A medida anunciada na reunião, segundo Costa, foi chamar a atenção dos secretários para um alinhamento da comunicação para que toda a informação seja explicada antes de publicada, a fim de facilitar o entendimento da população.





Source link