Temperatura deve começar a diminuir em todo Brasil a partir desta quarta-feira (22/1).
O ano de 2025 está quebrando todos os recordes de temperatura, e o calor tem causado bastante sofrimento à população. Em conversa com o Portal LeoDias, a especialista Maria Clara Sassaki, da Tempo OK Meteorologia, afirmou que o clima irá amenizar ainda essa semana, e diz que não estamos passando por uma onda de calor.
“Esse período mais quente não se trata de uma onda de calor, apenas um período de temperaturas mais elevadas. Aqui em São Paulo, por exemplo, a temperatura está em torno de 32°C nos últimos três dias e a média do mês é 28°C. Para ser caracterizado onda de calor, é necessário um período de cinco dias, pelo menos, com temperaturas maiores ou iguais a 5°C acima da média climatológica. A partir de quarta-feira (22/1), o calor diminui, com a passagem de uma frente fria pelo oceano”.
Veja as fotos
Ela informa o motivo do calor: “O que tem feito a temperatura ficar tão elevada nos últimos dias é a baixa cobertura de nuvens devido a menor umidade, que faz com que a incidência solar seja maior. Períodos de temperaturas elevadas são comuns durante o verão. Não é porque a média climatológica é 28°C que todos os dias da estação devem registrar essa mesma temperatura. Esse valor é uma média de todas as máximas registradas em um período de 30 anos”.
Heloisa dá dicas para se cuidar durante as altas temperaturas: “Aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia, lembrar sempre de repassar o protetor solar ao longo do dia. Realizar lavagem nasal com soro fisiológico e usar um umidificador de ar ou uma bacia com água em ambientes fechados”.
Ela lembra donos de bichinhos a redobrarem a atenção: “Cuidados com os pets também são importantes, como hidratação e não passear entre 10h e 16h. Não esquecer de regar as plantas”.