SBT nega que vai ‘encerrar ciclo’ de novelas infantis na emissora

SBT nega que vai ‘encerrar ciclo’ de novelas infantis na emissora



Pela primeira vez em mais de uma década, as novelas infantis do SBT enfrentam a possibilidade de deixar a grade de programação. Com baixos índices de audiência e dificuldades em atrair anunciantes, a emissora considera encerrar a sequência de produções dedicadas ao público infantojuvenil e investir em novos formatos.

Baixa audiência e mudanças no perfil do público

Segundo a coluna Outro Canal, do F5, produções como “A Caverna Encantada”, exibida desde julho de 2024, têm enfrentado desempenho abaixo do esperado. A novela registra média de 3,9 pontos na Grande São Paulo, o índice mais baixo entre todas as tramas infantis do canal. Sua antecessora, “A Infância de Romeu e Julieta”, também não alcançou bons resultados, com média geral de 4,2 pontos.

Ana Maria Braga desmente rumores de deixar o Mais Você e vai à Justiça

Além disso, “A Caverna Encantada” não atraiu investimentos significativos de marcas para licenciamento de produtos, impactando o faturamento da emissora.

SBT nega a informação

Em resposta, sobre as novelas do SBT, a emissora informou que ainda grava A Caverna Encantada e está em fase de planejamento artístico sobre as próximas atrações da grade de programação – incluindo a sua nova novela voltada à família.

“Em relação ao licenciamento, o SBT possui uma ampla variedade de produtos inspirados na novela que serão lançados na Abrin 2025 ainda neste primeiro trimestre, demonstrando a força de sua teledramaturgia em múltiplas plataformas. Lamentamos profundamente a divulgação de informações não oficiais, sem checagens, que atrapalham o desenvolvimento do ambiente de negócios na área de entretenimento no Brasil”.

Planos para 2025

Internamente, o SBT avalia transformar sua dramaturgia com o lançamento de uma novela mais leve, voltada para o público adulto e com temática familiar. A inspiração seria algo próximo ao gênero de comédia romântica. Outra possibilidade é adquirir direitos de novelas já produzidas.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Entre as negociações está a trama “Beleza Fatal”, produzida pela Warner Bros. Discovery e disponível no serviço de streaming Max. A novela está em disputa entre SBT e Band.

O SBT iniciou sua tradição de novelas infantis em 2012 com o remake de “Carrossel”, que se tornou um grande sucesso. Desde então, produções como “Chiquititas”, “Cúmplices de um Resgate” e “Carinha de Anjo” consolidaram o estilo como marca registrada da emissora.

No entanto, com mudanças no comportamento do público e desafios econômicos, a emissora agora avalia encerrar um ciclo que marcou sua programação por mais de uma década. Uma decisão final sobre a próxima produção deve ser tomada até fevereiro.



Source link