Um dos maiores comunicadores de todos os tempos, Léo Batista, morreu aos 93 anos no último domingo (21/1), em decorrência de tumor no pâncreas. A reportagem do portal LeoDias separou algumas curiosidades sobre ele, como o verdadeiro nome, o contrato vitalício que teve com a TV Globo, o desejo não realizado de ser milionário e o casamento de 60 anos.
Verdadeiro nome
O apresentador, locutor e jornalista, com exatos 77 anos de carreira, iniciou sua trajetória com seu nome de batismo, João Baptista Belinaso Neto. Em seu primeiro trabalho em uma rádio, no programa “O Globo no Ar”, ele usava Belinaso Neto. Dois anos depois passou a integrar a equipe esportiva da rádio, época em que seu chefe, Luiz Mendes (1924 – 2011) sugeriu que trocasse de nome. Sua alagação era de que Belinaso não seria muito sonoro.
Veja as fotos
Para decidir um outro nome, o comunicador escreveu algumas sugestões em um papel e deu para seus colegas decidirem, por meio de votação. Por unanimidade, “Léo Batista” ganhou. O curioso é que até a família, irmã e mãe, ninguém mais o chamou pelo outro nome, conforme revelado por ele ao Memória Globo.
Contratado vitalício da Globo
Léo Batista fazia parte de um grupo especial da TV Globo, os chamados “contratados sêniors”, que seguem na empresa por terem feito muita história. Isso quer dizer que o apresentador tinha contrato vitalício com a emissora carioca, onde a maioria desses acordos são com atores e atrizes. Já no jornalismo, outros nomes que fazem ou fizeram parte são Sergio Chapelin e Cid Moreira, que morreu em 2024. Até o fim do ano passado, o jornalista tinha quadros no Globo Esporte e seguia ativo.
Léo chegou na Globo em 1969 e auxiliou na cobertura da Copa do Mundo de 1970, foi pioneiro no Jornal Hoje, apresentou o Globo Esporte, Globo Rural, Jornal Nacional e foi locutor das transmissões do Carnaval do Rio de Janeiro, entre outros trabalhos.
Sonho de ser milionário
Em 2021, para o Globo, o comunicador compartilhou o desejo de não se aposentar e que o único sonho ainda não realizado era o de ficar milionário: “Ainda tem alguma coisa que poderia ter feito, mas com quase 89 anos, acho que está de bom tamanho, não tenho do que reclamar… Costumo brincar dizendo que o único sonho que não realizei foi o de ficar milionário, porque de resto, alcancei quase todos”.
Casamento de 60 anos
Léo Batista e Leyla Chavantes Belinaso foram casados por 60 anos. Os dois tiveram duas filhas: Monica e Claudia Belinaso. Há três anos, o comunicador ficou viúvo devido a um acidente doméstico. Ela caiu na piscina da casa e se afogou. Ele mergulhou na intenção de salvá-la, mas percebeu que ela estava sem vida. O óbito foi registrado como parada cardíaca.