Golpe do IPVA causa prejuízos aos motoristas do Brasil

Golpe do IPVA causa prejuízos aos motoristas do Brasil


Desde 2020, as guias de pagamento do imposto não são mais enviadas pelos Correios, e a Receita Estadual não realiza cobranças por e-mail ou mensagem de texto

Reprodução v
O pagamento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação anual para os motoristas brasileiros

Com a aproximação dos vencimentos das primeiras parcelas do IPVA 2025, um novo tipo de golpe tem se tornado cada vez mais comum, enganando motoristas desavisados. A confeiteira Alessandra Oliveira, residente em Minas Gerais, é uma das muitas vítimas desse esquema. Em julho do ano passado, ao tentar quitar a última parcela do IPVA pelo site do Detran, ela foi redirecionada para um site falso. Sem perceber a fraude, Alessandra efetuou o pagamento via Pix para uma conta clandestina. Somente ao consultar o IPVA de 2025, ela descobriu que a parcela de 2024 ainda estava pendente. Após verificar seu extrato bancário e contatar o Detran, foi informada de que havia caído em um golpe. O prejuízo foi de mais de R$ 500, e ela teve que pagar a parcela real com juros, totalizando R$ 600.

Esses golpes têm se tornado frequentes no ambiente digital, com sites falsos prometendo descontos de até 50% no valor dos impostos. Os golpistas criam sites clandestinos que imitam endereços oficiais, confundindo os contribuintes. O advogado especialista em segurança digital, Ricardo Vieira de Souza, destaca a importância de acessar diretamente o site da Secretaria da Fazenda dos Estados e realizar pagamentos nos bancos, evitando clicar em links recebidos por celular.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

De acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky, pelo menos 15 endereços online estão sendo usados para aplicar o golpe do falso IPVA, com domínios quase idênticos aos do Detran de cada estado. Desde 2020, as guias de pagamento do IPVA não são mais enviadas pelos Correios, e a Receita Estadual não realiza cobranças por e-mail ou mensagem de texto.

Publicado por Luisa Cardoso





Source link