Bolsonaro chora ao assistir posse de Trump pela TV

Bolsonaro chora ao assistir posse de Trump pela TV


Impedido de viajar para os Estados Unidos, ex-presidente acompanhou a cerimônia em Brasília com aliados e o filho Carlos Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chorou ao assistir à transmissão da posse de Donald Trump (Partido Republicano) nesta 2ª feira (20.jan.2025). Impedido de deixar o Brasil, Bolsonaro não pôde estar presente nos Estados Unidos para o evento. O momento foi registrado e compartilhado nas redes sociais pelo vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL).

Bolsonaro, que teve recurso para retomar o passaporte apreendido negado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, assistiu à posse do republicano ao lado de aliados políticos em Brasília. Entre eles, os deputados federais Evair de Melo (PP-ES), Coronel Meira (PL-PE) e Rodrigo Valadares (União-SE).

Assista o vídeo compartilhado por Carlos (48s):

 

Copyright

Reprodução

Bolsonaro e aliados políticos durante a transmissão da posse de Trump

No X (ex-Twitter), Bolsonaro deu os parabéns ao republicano e afirmou: “Seu exemplo nos enche de esperanças“.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), foram escaladas para representar a família na cerimônia, mas problemas logísticos por conta do frio em Washington D.C impediram que pudessem ficar em um local privilegiado da cerimônia.

Ao se despedir de Michelle no aeroporto, no sábado (18.jan), Bolsonaro também se emocionou ao falar que não participaria da posse de Trump. Disse aos jornalistas no local estar “chateado e abalado”.

“Obviamente seria muito bom a minha ida. O presidente Trump gostaria muito, tanto que ele me convidou. Estou chateado, abalado ainda. […] Enfrento uma enorme perseguição política por parte de uma pessoa”, afirmou Bolsonaro. Disse ainda se sentir como um “preso político”, apesar de estar sem tornozeleira eletrônica.

Assista à íntegra das declarações (29min46s): 

COMITIVA BOLSONARISTA FICA DE FORA

Os congressistas brasileiros que foram aos Estados Unidos para participar da posse de Donald Trump nesta 2ª feira (20.jan) ficaram fora do local de honra do evento, na Rotunda do Capitólio, e tiveram que assistir à cerimônia de forma remota, ou seja, pela TV.

Os congressistas pretendiam assistir à cerimônia de posse em frente ao Capitólio, mas as baixas temperaturas fizeram com que o evento ficasse restrito à parte interna do Congresso norte-americano. Com isso, os deputados assistiram à posse de um telão em um hotel.

“Como foi cancelado o evento fora, vamos nos concentrar aqui no hotel para acompanhar pelo telão, junto com outros brasileiros e, depois, devemos ir para o local onde Trump vai desfilar”, disse ao Poder360 o deputado Maurício Marcon (Podemos-RS), enquanto Trump tomava posse. A reunião no hotel teve nomes como Bia Kicis (PL-DF), Carla Zambelli (PL-SP) e Jorge Seif (PL-SC).

Michelle não participou da reunião dos deputados no hotel. Ela também não havia postado fotos de como teria assistido a cerimônia até a publicação deste texto.





Source link