Neymar já tem um acerto para retornar ao seu clube de formação, mas ainda tem de se acertar com o clube saudita
A volta de Neymar ao futebol brasileira já está próxima! Segundo o portal GE, o jogador já tem um acerto com o Santos, seu clube de formação, para retornar ao país. No entanto, o portal LeoDias apurou com pessoas próximas ao craque que o negócio ainda não está concluído e falta acertar como será a saída do Al-Hilal, da Arábia Saudita, com quem tem contrato até julho de 2025. O camisa 10 da Seleção Brasileira pode acertar sua saída de diferentes formas e nossa reportagem de explica como.
Empréstimo de 6 meses
Atualmente, o modelo o qual o Santos estuda para convencer o clube saudita é um empréstimo até o fim do contrato do jogador, julho deste ano. Com isso, o clube brasileiro teria de dividir custos do salário do craque no clube saudita. No entanto, Neymar chegaria logo no começo do ano para as disputas dos principais campeonatos do clube paulista.
Veja as fotos
No entanto, para o Al-Hilal o negócio não seria dos melhores, uma vez que tem mais de R$ 400 milhões a pagar no atual contrato do craque. Nada impede que Neymar abdique de receber estes valores.
No entanto, em recente entrevista, o técnico do clube saudita, o português Jorge Jesus, afirmou que conta com o jogador para a disputa do Super Mundial de Clubes que acontece entre junho e julho deste ano e para a reta final da Copa do Rei Saudita e Liga dos Campeões da Ásia. No campeonato saudita, Neymar não está inscrito e não pode jogar.
Rescisão contratual
Uma outra possibilidade é o jogador e seu staff chegarem a um consenso para uma rescisão contratual. O que dificultaria são os valores em jogo. Neymar ainda tem cerca de R$ 400 milhões para receber até o fim de seu vínculo com o Al-Hilal.
No caso de uma rescisão, o jogador certamente teria de abrir mão de grande parte desses valores. Abdicando de valores, o negócio não seria um grande empecilho para a equipe árabe. No caso de uma rescisão, Neymar também poderá chegar ainda em janeiro ao Santos.
Pré-contrato
No pior dos cenários, ao qual o jogador ou o Santos não consigam chegar a um consenso com o Al-Hilal, Neymar já pode assinar um pré-contrato com o clube paulista. Como está em seus últimos 6 meses de contrato, não há a necessidade de envolver o atual clube no negócio e Neymar pode se acertar diretamente com o Santos.
No entanto, neste caso, Neymar só poderá chegar ao seu clube natal ao final de seu vínculo em julho deste ano. Com isso, o craque perderá o campeonato paulista por completa, as primeiras fases da Copa do Brasil (podendo até mesmo chegar ao clube após uma possível eliminação do Santos) e quase metade do Campeonato Brasileiro.
Ainda assim, financeiramente, o negócio seria mais fácil para o clube paulista, uma vez que não irá precisar convencer o clube saudita.
História de Neymar com o Santos
Visto como a principal revelação do clube paulista desde Pelé, Neymar é um dos principais ídolos da história do Santos. O craque disputou 230 jogos pelo clube entre 2009 e 2013 e marcou 138 gols. Em sua trajetória, foi tricampeão paulista entre 2010 e 2012.
Neymar se sagrou campeão da Copa do Brasil em 2010, a única na história do clube. Em 2011, foi campeão da Copa Libertadores. No ano seguinte, venceu a Recopa Sul-americana.
No clube, Neymar também conquistou diversas artilharias: da Copa do Brasil de 2010 (10 gols); do campeonato paulista de 2012 (20 gols); e da Libertadores de 2012 (8 gols). O craque também conquistou prêmios individuais: foi eleito Rei da América em 2011 e 2012; melhor jogador dos Paulistões de 2010, 2011, 2012, e 2013; melhor jogador do Brasileiro de 2011; melhor jogador jovem do mundo pela World Soccer em 2011; bola de Ouro da revista Placar em 2011; melhor jogador da Libertadores de 2011.