Morre, aos 92 anos, o lendário jornalista Léo Batista

Morre, aos 92 anos, o lendário jornalista Léo Batista


Nome forte do esporte da TV Globo, Léo Batista foi exemplo para o jornalismo esportivo carioca

O lendário jornalista Léo Batista morreu neste domingo (19/1), no Rio de Janeiro. Ícone do esporte da TV Globo, o eterno apresentador do Globo Esporte morreu aos 92 anos no hospital Rio’s D’Or, localizado na Zona Oeste da cidade em decorrência de complicações causadas por um tumor no pâncreas.  O jornalista deu entrada no hospital no dia 6 de janeiro, em decorrência de um quadro de desidratação e dor abdominal.

O jornalista se dedicou a profissão por 77 anos, sendo 54 anos na TV Globo, tendo chegado lá em 1970. Na emissora, o apresentador passou por quase todos os programas icônicos da grade da emissora: Jornal Hoje; Globo Rural; Fantástico; Globo Esporte; e Esporte Espetacular.

Veja as fotos

Reprodução

Léo BatistaReprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução


Com uma voz inconfundível, Léo Batista iniciou sua carreira ainda adolescente, aos 15 anos, trabalhando no serviço de alto-falantes em sua cidade natal, Cordeirópolis, interior de São Paulo. Nascido em 22 de julho de 1932, filho de imigrantes italianos, foi nesse pequeno município que ele foi descoberto e deu os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso que o tornaria uma das figuras mais conhecidas da comunicação no Brasil.

Em 1955, Léo fez sua estreia na televisão, sendo contratado pela TV Rio. Quinze anos depois, ele chegou à TV Globo, onde se tornaria um dos profissionais mais antigos da emissora. Foi lá que conquistou seu lugar de destaque, tornando-se um dos primeiros apresentadores do Globo Esporte e do Jornal Hoje, programas que marcaram a história da TV brasileira.

Famoso por sua paixão pelo Botafogo, Léo Batista foi homenageado pelo clube após sua morte. A nota oficial do time expressou: “Eterno em nossos corações! Com pesar e gratidão, hoje nos despedimos do grande Léo Batista, escolhido pela Estrela Solitária e um dos maiores nomes da comunicação brasileira. A voz marcante do jornalista atravessou gerações, nos acompanhou em momentos históricos e anunciou o ‘Tempo de Botafogo’”.

Sócio do Botafogo desde 1992, Léo Batista sempre exaltou o nome do clube. Sua relação com o time foi de amor e fidelidade. No Estádio Nilton Santos, uma cabine de TV foi batizada com seu nome, e ele foi ovacionado por milhares de torcedores em diversas homenagens. O clube se despediu com um toque de gratidão: “Uma relação de amor, reconhecimento e lealdade. Obrigado por tudo, Léo Batista. Um marco na história do jornalismo, do esporte e do Botafogo”.

Léo também teve um papel importante em coberturas históricas, como a trágica notícia do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, que ele foi o primeiro a informar. Mais tarde, em 1994, foi ele quem anunciou a morte de Ayrton Senna, horas após o acidente fatal em Ímola, na Itália.

A trajetória de Léo Batista é marcada por sua competência, sua voz única e seu amor pelo jornalismo, pelo esporte e pelo Botafogo. Ele deixa um legado de superação, respeito e lembranças que atravessam gerações.



Source link