Cirurgiã plástica aponta que casos como o de Hariany são cada vez mais comuns e alerta para os riscos dos procedimentos com PMMA
Recentemente, Hariany Almeida passou por uma cirurgia no nariz para corrigir efeitos adversos de um procedimento anterior, no qual aplicou PMMA sem conhecer os riscos. Ao portal LeoDias, a cirurgiã plástica Maíve Corralo contou que casos como o da influenciadora são cada vez mais comuns e alertou aos perigos da substância.
Segundo a especialista, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Hariany não é um caso isolado. Muitas pessoas, além de desconhecerem os riscos, nem sabem que aplicaram o composto plástico no nariz e só descobrem os problemas quando enfrentam sequelas graves.
Veja as fotos
Entre os riscos, Corralo destaca inflamação, edema, comprometimento da vascularização, oclusão arterial, deformidades e até necrose da pele do nariz, que podem ocorrer tanto no momento da aplicação quanto ao longo da vida do paciente. Isso porque o produto não é absorvível e pode migrar com o tempo.
No caso de Hariany, a cirurgia para corrigir efeitos adversos, como a “queda” da ponta do nariz, é ainda mais delicada: “O produto fica aderido aos tecidos, então na hora que você vai descolar a pele das cartilagens do nariz existe um maior risco de necrose durante a cirurgia”, a especialista explicou que é comum não conseguir remover todo o produto.
Durante a recuperação da nora de Leonardo, Maíve recomendou tratamentos e acompanhamentos, como terapia hiperbárica, fotobiomodulação, corticoides e antibióticos, para prevenir complicações como necrose e deformidades. A especialista aproveitou a oportunidade para alertar sobre a importância de se informar antes de realizar qualquer procedimento e procurar profissionais qualificados.
Hariany detalhou complicações:
Em entrevista ao portal, Hariany revelou que, quando fez a aplicação, era jovem e não tinha conhecimento dos riscos. Ela ganhou o procedimento e acreditou que estava “arrasando”. Com o tempo, porém, a substância começou a pesar, e a ponta do seu nariz cedeu, o que a levou a recorrer à cirurgia plástica.
Outra famosa que também enfrentou complicações com a substância foi Maíra Cardi, que sofreu com inchaço e deformações. Agora, a influenciadora busca um cirurgião plástico para remover a substância, que foi aplicada há anos na região próxima à bochecha, também sem o devido conhecimento dos riscos.