Em meio ao fiasco envolvendo o recuo do governo no monitoramento do Pix, o presidente Lula recebeu na quinta-feira (16), no Palácio do Planalto, o prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB). Mariah Queiroz, que trabalhou nas redes sociais do recifense, deve assumir as redes do governo no lugar de Brunna Rosa, que deverá ser realocada a equipe da primeira-dama Janja da Silva.
João Campos foi reeleito em primeiro turno com 78,11% dos votos em 2024 e usufrui de popularidade com sua forte presença nas redes sociais. A nova equipe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), chefiada por Sidônio Palmeira, estaria interessada na comunicação do prefeito para embasar a própria estratégia.
Um vídeo publicado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em que ele critica a fiscalização sobre transferências Pix acima de R$ 5 mil, apontado como uma das principais peças de desinformação que gerou toda a crise no governo, já ultrapassa 275 mil visualizações.
Durante a solenidade de sanção da regulamentação da reforma tributária, na quarta, Lula pontuou que o governo “não tem que ter medo de enfrentar mentiras”. “Nós não temos que ter medo de enfrentar mentiras. Nós não temos que ter nenhuma preocupação de enfrentar essas pessoas travestidas de políticos que, na verdade, tentaram dar um golpe no dia 8 de janeiro de 2023”.
“Nós não temos que ter medo de enfrentar as mentiras da fake news e nós não temos que ter medo de fazer o debate, de fazer a disputa a cada dia e a cada hora. Se a gente perde, o sistema democrático está correndo risco no mundo inteiro. A gente vai voltar à coisa que nós não queremos voltar. Ao nazismo, ao fascismo e à violência e ao desrespeito aos direitos humanos”, declarou o presidente.
Primeira e excelente reunião de trabalho do ano com o presidente @LulaOficial, que é sempre muito solícito e diligente com as pautas administrativas do Recife. Temos muitas parcerias com o Governo Federal e estamos acompanhando atentamente cada passo delas. Quero agradecer ao… pic.twitter.com/Yrw6Ysc75X
— João Campos (@JoaoCampos) January 16, 2025