Leia o cronograma de eleições para a Mesa da Câmara em fevereiro

Leia o cronograma de eleições para a Mesa da Câmara em fevereiro


Hugo Motta (Republicanos-PB) é o favorito para substituir Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta 4ª feira (15.jan.2025) o cronograma para a eleição da Mesa Diretora da Casa. O pleito está marcado para 1º de fevereiro, um sábado. Eis a íntegra do ofício (98 KB – PDF). 

Os deputados terão até as 9h do dia 1º de fevereiro para formar os blocos parlamentares. Às 11h, os líderes se reunirão para indicar os nomes que ocuparão os cargos na Mesa Diretora. O registro das candidaturas poderá ser feito até as 13h30, e a eleição será realizada presencialmente às 16h.

No mesmo dia, os senadores também elegerão seu próximo presidente. A sessão está marcada para as 10h.

OS FAVORITOS

Na Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) deve assumir o cargo hoje ocupado por Lira.

O paraibano é o candidato oficial do atual presidente da Câmara, que articulou para lançar um nome com apoio dos partidos antagônicos PT e PL.

Até o momento, Motta conta com um apoio expressivo de seus pares congressistas. Com o anúncio de apoio do Avante, Motta alcançou o endosso de 18 partidos, que somam 495 deputados. Para se eleger, o candidato precisa de 257 votos.

O congressista concorrerá com o candidato do Psol, Pastor Henrique Vieira (RJ).

No Senado, o favorito é Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Ele conta com o endosso de PSD, MDB, PT, PL, PP, PDT e PSB, além de seu partido, o União Brasil. 

Juntas, as siglas somam 69 senadores. No entanto, o voto é secreto e individual. São necessários ao menos 41 para se eleger em 1º turno.

Alcolumbre já comandou o Senado de 2019 a 2021 e é aliado do atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).





Source link