JBS recua de promessa de zerar emissões até 2040

JBS recua de promessa de zerar emissões até 2040


Empresa foi pioneira ao anunciar plano de compensação e fim do desmatamento ilegal na Amazônia em 2021

A JBS, maior produtora mundial de carnes, afirmou à Reuters que sua meta anunciada em 2021 de zerar emissões até 2040 era uma “aspiração”, não um compromisso formal. A declaração foi feita em entrevista exclusiva por Jason Weller, diretor global de sustentabilidade da companhia.

“Nunca foi uma promessa que a JBS faria isso acontecer”, disse Weller à Reuters, referindo-se à meta de zerar as emissões líquidas até 2040. O executivo acrescentou que a empresa não tem controle sobre as operações das fazendas fornecedoras.

Após a entrevista, em resposta por escrito à Reuters, a JBS declarou: “Nossas ambições climáticas não mudaram. Qualquer afirmação em contrário é completamente falsa.”

A Reuters apurou que a empresa havia utilizado termos como “compromisso” e “promessa” ao apresentar o plano a investidores e em materiais de marketing, incluindo o slogan “nada menos do que isso não é uma opção”.

Segundo levantamento da Reuters, nos últimos 5 anos, investidores obtiveram poucos resultados das promessas ambientais da JBS. A agência constatou ausência de propostas de acionistas sobre meio ambiente e escasso questionamento sobre sustentabilidade nas teleconferências de resultados.





Source link